Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Itaipu aumenta frota de veículos elétricos com modelos com autonomia de 400 quilômetros

Por Comunicação. Publicado em 15/12/2017 às 19:43. Atualizado em 18/07/2018 às 17:27.

As emissões de gases de efeito estufa provenientes de carros e motos vem aumentando no Brasil nas últimas duas décadas. Somente entre 1994 e 2014, o crescimento foi de 192%, segundo dados Sistema de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg). Um grande problema para o país que se comprometeu a reduzir 43% das emissões como uma de suas metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Em Foz do Iguaçu (PR), a Itaipu Binacional vem fazendo bem a lição de casa. A usina apresentou a aquisição de mais 20 modelos do veículo elétrico Zoe, fabricados pela montadora francesa Renault. Os novos modelos da frota possuem autonomia de 400 quilômetros e levam cerca de uma hora e quarenta minutos para realizar uma recarga rápida.

As chaves foram entregues pelo diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil,  Marcus Vinicius Aguiar, que destacou a autonomia do novo Zoe:

“Perde aquele mito de que veículo elétrico não tem autonomia e que você não vai conseguir ir e voltar para o seu destino. Com esse modelo conseguimos suprir essas lacunas e vamos continuar essa parceria com Itaipu para desenvolver mais alternativas nos próximos anos.”

Entre veículos elétricos e movidos a biometano, 50% da frota de Itaipu jé é composta por veículos mais sustentáveis. Segundo Celso Novais, assessor de Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipu, a tendência é que essa contribuição aumente cada vez mais.

“Termos uma frota 100% sustentável. Essa que é a ideia. Isso está sendo feito sem criar uma grande despesa, um grande investimento. Cada vez mais os veículos estão reduzindo o preço e melhorando as características de uso”

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) é parceiro desde o início do projeto e atua fortemente no desenvolvimento de baterias mais eficientes. Em onze anos de atividades, o Programa Veículo Elétrico (VE) já registrou diversos avanços. Dentro das dependências da empresa foram montados 140 veículos em parceria com a Renault, Fiat e outros parceiros.