Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Itaipu Rumo Brasilia

Por Comunicação. Publicado em 01/02/2018 às 20:16. Atualizado em 18/07/2018 às 17:23.

Experiências de Itaipu foram apresentadas no Rumo a Brasília 2018

A pouco menos de dois meses do Fórum Mundial da Água no Brasil, Foz do Iguaçu recebeu a penúltima edição do Rumo a Brasília 2018. O evento, apoiado pela Itaipu, é preparatório para o Fórum, e reuniu mais de 200 lideranças de diversos setores nas esferas econômica, política, tecnológica e cultural.

Moderador em um dos painéis, o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Ariel Scheffer da Silva, lembrou dos compromissos ambientais assumidos pela binacional antes mesmo de uma legislação específica sobre o tema.

“Lá no passado tiveram ações que surpreenderam em termos de época no lado ambiental. Desde a faixa de proteção da Itaipu, a recomposição dessa faixa com vegetação, até a questão do resgate de fauna, que foi muito bem estruturado. Desde lá já começou dando bons exemplos”.

De acordo com Monica Queiroz, responsável pela curadoria do Rumo a Brasília, os resultados do evento em Foz foram positivos.

“O que foi apresentado aqui para nós foi muito importante porque só comprova a linha que o Fórum está trabalhando que é ‘Compartilhando Água’. Esse tema de compartilhamento, de diversidade de papeis, de compromissos, ficou muito clara aqui em Foz do Iguaçu. Conseguimos perceber, desde a comunidade participante enquanto jovem até o poder público, as empresas, as ONGS, os grupos diversos da sociedade civil. Todos juntos em prol de um tema só que é a Água. Então estamos saindo muito felizes e satisfeitos”.

Antes de Foz, já havia sediado a ação Belém (PA), São Paulo (SP), Tijuana (México), Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile). Em fevereiro, a última parada está marcada para Salvador (BA). Depois disso, as preposições coletadas serão levadas para o Fórum Cidadão, um dos eventos paralelos do Fórum Mundial da Água.