Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Jardins do Mel: abelhas nativas serão espalhadas em Parques de Curitiba

Por Comunicação. Publicado em 30/05/2017 às 16:52. Atualizado em 18/07/2018 às 17:55.

Nos últimos anos, o desaparecimento das abelhas vem preocupando a comunidade científica internacional. Algumas hipóteses até ajudam a explicar o declínio – como o uso de pesticidas e a Síndrome do Colapso das Abelhas (um abandono repentino e massivo de colmeias) – porém ainda não há uma justificativa plena sobre o assunto. No Brasil, soma-se ainda o problema da seca que atinge principalmente a região Nordeste.

O que pouca gente se dá conta é que, apesar de pequenas, as abelhas são consideradas importantíssimas para o equilíbrio ambiental.  Em Curitiba (PR), uma iniciativa promete diminuir o problema. Para promover a polinização natural na cidade, o projeto Jardins do Mel deve ser instalado em 15 parques da capital paranaense. A ideia é espalhar abelhas de espécies nativas sem ferrão. A ação também deve ter um viés educacional, com a utilização de jogos didáticos que abordem a importância da preservação dos rios, compostagem e a prática da agricultura orgânica para a conservação das abelhas.

Entre os parques já confirmados para receber a novidade estão Jardim Botânico, Tingui, Tanguá, Passeio Público, Jardim Zoológico, Barreirinha, Barigui e Bosque do Papa.