Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Norberto Ortigara destaca a importância do setor agrícola para o desenvolvimento do Paraná

Por Comunicação. Publicado em 08/02/2017 às 18:47. Atualizado em 18/07/2018 às 18:10.

Uma estrutura de 720 mil metros quadrados, 520 expositores e um público que em 2016 ultrapassou a marca das 230 mil pessoas. Estes são alguns dos expressivos números do Show Rural Coopavel, uma das mais importantes feiras de tecnologia do agronegócio brasileiro.
Durante a realização da 29ª edição do evento em Cascavel (PR), o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, destacou a importância do setor agrícola para o desenvolvimento do Estado e a geração de emprego e renda:
“Os agricultores vem e têm contato direto com a indústria da máquina, do implemento agrícola naquilo que é inovação mais eficiente, menos combustível, menos desperdício, que combinado com o jeito certo de fazer agricultura tem proporcionado essa fantástica riqueza que o campo do Paraná produz. Se a economia vai mal, se temos desemprego elevado e o Brasil está fora dos trilhos, o campo felizmente, pela sua capacidade de compreender e se apropriar da inovação, está empregando pouco a pouco, com acréscimo, e colhendo essa bela safra, por exemplo que estamos colhendo esse ano, que tende a ser a maior da história.”
Cinco das sete empresas vinculadas à secretaria estão apresentando suas tecnologias e serviços no Show Rural: Iapar, Instituto Emater, Centro de Referência em Agroecologia, Instituto Florestas e Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). Entre os temas, destaque para a produção agrícola e o meio ambiente.