Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Oeste do Paraná vai ganhar Plano de Assistência Técnica Integrada

Por Comunicação. Publicado em 12/09/2017 às 16:56. Atualizado em 18/07/2018 às 17:40.

Tendo em vista a importância do setor agropecuário para a economia do Oeste do Paraná, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) está liderando a elaboração de um Plano de Assistência Técnica Integrada. O documento deve beneficiar milhares de produtores e aumentar a competitividade da região.
Além do PTI e da Itaipu Binacional, o documento reúne representantes de diversas instituições que já atuam na temática, como a Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), o Instituto Emater, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).
De acordo com Elias José Zydek, vice-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, a otimização das atividades é fundamental:
“Em primeiro lugar nós entendemos que a assistência técnica é o meio de levar conhecimento para o desenvolvimento das cadeias produtivas. Então, ele é um fator importantíssimo no desenvolvimento do agronegócio da nossa região. Todo o setor produtivo do Oeste tem um potencial enorme e nós entendemos que através da assistência técnica e os conhecimentos que ela leva nós podemos acelerar o desenvolvimento na região. Então o objetivo final é integrar tudo que existe em assistência técnica para potencializar o desenvolvimento dos produtores.”
A necessidade de qualificação da assistência técnica e a ampliação do atendimento às propriedades foram gargalos apontados durante reuniões das quatro câmaras técnicas de proteína animal do Programa Oeste em Desenvolvimento: suínos, aves, leite e peixe.
O Programa Oeste em Desenvolvimento é uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento econômico do Oeste do Paraná por meio de um processo participativo, fomentando no território a cooperação.