Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Onça na área: Carnívoros do Iguaçu conscientiza vizinhos do PNI sobre presença de felinos

Por Toni Casagrande. Publicado em 18/04/2018 às 13:17. Atualizado em 18/07/2018 às 17:12.

Um agricultor de São Miguel do Iguaçu (PR), no Oeste do Estado, recentemente teve três animais do rebanho atacados por uma onça. A presença de animais selvagens em comunidades próximas ao Parque Nacional do Iguaçu não é rara. Por isso, entidades ligadas à preservação do meio ambiente atuam para evitar riscos e amenizar o impacto desta proximidade.

Um exemplo foi o Dia de Campo realizado com a presença de representantes da Polícia Ambiental, Parque Nacional, Instituto Chico Mendes e Secretaria de Educação de São Miguel do Iguaçu. Eles apresentaram aos moradores da região algumas técnicas e orientações para evitar a presença de onças nas propriedade rurais. Thiago Reginato, responsável pelo Projeto Carnívoros do Iguaçu, explica como foi a ação:

“Nós identificamos que existia um problema de falta de manejo com falta de cerca elétrica, na mata existiam vários girais e isso também propiciou a onça. Com a caça na mata, diminui o número de presas da onça-pintada e ela acaba vindo predar a propriedade. Então a gente vem trabalhando essas medidas de manejo”

O agricultor Marcos Antônio Alves avaliou como positiva a parceria com os moradores da região beira parque.

“A gente não tinha ideia de como ia ser, mas foi muito bom. Eles colocaram telas no chiqueiro, plantaram árvores para impedir as vacas de entrarem no rio. Nós somos vizinhos do Parque e isso é um projeto muito bom”.

O Projeto Carnívoros do Iguaçu se dedica ao estudo e conservação da onça-pintada na região de influência do Parque Nacional do Iguaçu, que é o maior remanescente de Mata Atlântica do interior no Sul do Brasil.