Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Paraná desenvolve estratégias para consolidação do biogás no agronegócio

Por Comunicação. Publicado em 08/12/2017 às 19:11. Atualizado em 18/07/2018 às 17:28.

Os valores de irradiação e de produtividade energética solar do Paraná já estão disponíveis para investidores e a população em geral. Foi lançado lançado na última segunda-feira (4), em Curitiba, o Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná, projeto que é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Universidade Federal Tecnológica do PR e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Atlas confirma o grande potencial solar do Estado que, embora seja menor que o de outros estados brasileiros, é 43% superior ao da Alemanha, um dos cinco países que mais investe nessa fonte renovável, no mundo.

De acordo com o professor Gerson Máximo Tiepolo, coordenador do Laboratório de Energia Solar (Labens) da UTPFR e um dos autores do estudo, o Atlas permite saber com precisão a energia solar disponível em cada um dos 399 municípios do Paraná ou em qualquer ponto do estado, inclusive de acordo com a época do ano. Tiepolo comentou sobre o potencial energético solar do Estado:

“Na realidade, eu poderia dizer que 80% do estado do Paraná tem um valor de irradiação solar extremamente alto. O potencial fotovoltaico do estado do Paraná, na média, é superior a 12 estados brasileiros e inferior a 14.”

O projeto utilizou uma modelagem matemática que mede o espalhamento da energia solar no território, aliando imagens de satélite, estações do Inpe e estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), conforme explicou o Analista Ambiental do PTI, Alisson Rodrigues Alves:

“Então, a agente acabou utilizando uma estação da Rede Sonda que está em Curitiba, uma que está em Ourinhos; e outra em Chapecó. Depois, a gente utilizou alguns dados do Instituto Nacional de Meteorologia, que aí sim, nós temos estações espalhados por todo o Paraná para fazer essa validação”.

Se você deseja saber de antemão quanta energia poderá ser produzida em um projeto de geração solar, até mesmo em sua residência, basta consultar a base de dados, que está disponível na internet, no site www.atlassolarparana.com.

Participaram da solenidade o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Antônio Bonetti, o dreitor-geral do Campus Curitiba da UTFPR, Cezar Augusto Romano, o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, o coordenador do Laboratório de Energias Renováveis do Inpe, Enio Pereira, o diretor-superintendente da Fundação PTI, Ramiro Warhaftig, e o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Paulo Afonso Schmidt, entre outras autoridades.