Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Paraná desenvolve estratégias para consolidação do biogás no agronegócio

Por Comunicação. Publicado em 28/11/2017 às 10:43. Atualizado em 18/07/2018 às 17:29.

Com economia baseada na agronegócio, o Paraná vem atuando no desenvolvimento de tecnologias e apoio à iniciativas que promovem a sustentabilidade no setor. Responsável por 30% do Produto Interno Bruto do Estado (PIB) do Estado, a agroindústria tem apresentado bons resultados para economia brasileira mesmo em períodos de recessão.

Visando manter a competitividade, impulsionar novos negócios e melhorar a gestão dos recursos naturais, estão sendo discutidas as possibilidades de ampliação do uso do biogás e seus derivados na cadeia produtiva da agropecuária paranaense, conforme destacou o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, Norberto Ortigara, durante o 2ª Seminário Brasil-Áustria de Cooperação para Uso de Biogás e Biometano:

“Não se concebe mais nos tempos presentes, produzir uma agricultura que não respeite absolutamente o solo e a água. Portanto, a gente quer vida no solo. Queremos um solo resolvido do ponto de vista químico, físico e biológico. Acho que devolver matéria orgânica, fixar carbono… faz bem para o nosso modelo de grande produtor de alimentos para o mundo”.

A cooperação Brasil-Europa já colheu bons resultados. Entre eles, está o desenvolvimento do CH4PA, um veículo utilitário desenvolvido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), em parceria com a empresa austríaca Spirit Design para atender especialmente às necessidades do agronegócio brasileiro. Movido a biometano, o equipamento pode ser usado para transportar insumos e materiais, com redução de até 50% dos custos e até 70% menos de emissão de gás carbônico na atmosfera, em comparação com outros combustíveis.