Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Placas fotovoltaicas

Por Comunicação. Publicado em 15/03/2018 às 20:41. Atualizado em 18/07/2018 às 17:18.

Placas fotovoltaicas são instaladas em barracão de catadores em Santa Terezinha de Itaipu

Já conhecida e premiada pelo trabalho que desenvolve, a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Paraná, deu mais um passo importante visando a sustentabilidade. No telhado do barracão de 700 metros quadrados foram instaladas placas fotovoltaicas que irão transformar a luz do sol em energia elétrica.

Além do benefício ambiental, já que se trata de uma fonte limpa e renovável, o projeto deve reduzir a conta de luz, algo em torno de R$ 1 mil mensais. Os investimentos foram da ordem de R$ 60 mil, bancado por meio de uma parceria com a Itaipu Binacional. Darlei Sauer, diretor do Centro de Triagens da associação, comenta que a expectativa é de um retorno rápido deste valor:

“O investimento inicial é um pouco elevado, mas num prazo médio de quatro anos se recupera todo o valor investido. O sistema que está sendo implantado aqui na ACARESTI é um sistema de geração de energia fotovoltaica, que estará convertendo a luminosidade do sol em energia elétrica para que possamos usá-la no dia-a-dia de trabalho da ACARESTI. Mais uma vez poupando recursos naturais, garantindo também que seja um projeto economicamente sustentável pois garante uma redução de valores empregados na conta de luz”.

Apenas uma pequena taxa administrativa deverá ser paga mensalmente à Companhia de Energia do Paraná (Copel). Com o dinheiro economizado, outros investimentos poderão ser feitos na associação. Além da economia com a conta de luz, a ACARESTI também já economiza há vários anos com água para limpeza do local, por meio de uma cisterna com capacidade para armazenar até 10 mil litros de água da chuva.