Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Projeto de saneamento desenvolvido no Oeste do Paraná é exemplo para o Brasil

Por Comunicação. Publicado em 19/10/2017 às 16:07. Atualizado em 18/07/2018 às 17:34.

O prazo para as cidades brasileiras concluírem seus planos municipais de saneamento encerra em dezembro deste ano. No Oeste do Paraná, desde 2013 as prefeituras tem recebido um importante apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), da Itaipu Binacional e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na elaboração ou revisão desses instrumentos.

O Projeto Saneamento Ambiental faz parte do Programa Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Região Oeste do Paraná, e tem uma metodologia considerada exemplar no País. Inclusive, ela foi tema de um artigo científico premiado durante o 3º Congresso Internacional da Rede de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag), realizado em Belo Horizonte (MG).

Na ocasião, o artigo – que também será publicado no periódico “Tchê Química” – foi apresentado pela engenheira civil Janine Groenwold, da Itaipu Binacional, e pela engenheira sanitarista Renata Saviato Dias, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que explica um pouco sobre o trabalho desenvolvido.

“A parceria advém de um conjunto entre Itaipu e BNDES, que então possibilitou um aporte de recurso financeiro e técnico às 54 prefeituras da região Oeste do Paraná. A partir da contratação de uma empresa, vamos até os municípios e executamos uma série de etapas de um termo de referência que elaboramos a partir de documentos da Funasa e do Ministério das Cidades, e com isso conseguimos fazer um apoio técnico a essas prefeituras, que é a parte mais importante além do financeiro.”

Por meio da ação, três planos de saneamento foram finalizados (nos municípios de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Quatro Pontes), mas outras ações já estão em andamento na região.