Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Show Rural Secretário

Por Comunicação. Publicado em 08/02/2018 às 20:07. Atualizado em 18/07/2018 às 17:23.

Show Rural 2018: “75% do nosso desempenho se deve à tecnologia”, destaca Ortigara

O secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, destacou a importância da tecnologia para o desenvolvimento agrícola do Estado. A declaração foi dada durante o Show Rural Coopavel 2018, que está sendo realizado em Cascavel (PR). Segundo Ortigara, três quartos (ou 75%) do bom desempenho do estado no setor pode ser atribuído à utilização de tecnologias embarcadas:

“A cada três coisas que a gente produz em valor, uma vem da roça, da terra, da agroindústria, ou de coisas ligadas à agricultura. Então nós temos na produção de gêneros, alimentos ou não, da agricultura, o nosso ganha pão. Uma força importante e e que vem melhorando. A transformação do que era uma agricultura rudimentar e uma agricultura tecnológica, que usa a Internet das Coisas a tal ponto que quase três quartos do nosso desempenho ser explicado por tecnologias embarcadas, processos e produtos, menos força bruta e menos terra. Terra é importante, desde que seja bem resolvida no ponto de vista físico, químicos e biológico, e tratar com zelo. O conhecimento é que está mandando, e vai ser cada vez mais assim”.

O secretário também destacou, que apesar dos avanços, ainda é possível progredir ainda mais no setor.

“Nós temos muito ganho vertical por atividades, qualidade, desempenho, baixar custos, enfim, reduzir para sobrar mais para os agricultores, para sobrar mais para a sociedade. Esse esforço vale a pena, e se nós continuarmos nesse ritmo, nós vamos chegar a parcelas muito mais importantes no mercado mundial. Hoje o Brasil é um país fechado, uma país com pouca presença no mundo, e todos os grandes países que desenvolveram muito são um pouco mais abertos. Nós podemos fazer isso com a alimentação”.

A programação do Show Rural Coopavel segue até esta sexta-feira (9), em Cascavel (PR).