Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Smart Energy é tema do primeiro Hackathon Trinacional do mundo

Por Comunicação. Publicado em 27/07/2017 às 16:45. Atualizado em 18/07/2018 às 17:47.

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em foz do Iguaçu, está sediando o primeiro Hackathon Trinacional do mundo. Utilizando como premissa a temática Smart Energy, desenvolvedores, designers e entusiastas do Brasil, Paraguai e Argentina devem propor – em 36 horas – possíveis soluções para sites, aplicativos ou ferramentas de inovação. O objetivo é somar ideias que auxiliem a questão da distribuição de energia por meio de fontes renováveis, envolvendo de alguma forma a tecnologia no processo.
O evento irá premiar três ideias desenvolvidas com valores em dinheiro. Além disso, as empresas de tecnologia e negócios presentes no evento poderão eleger projetos para financiar.

Segundo o presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy,  a temática proposta para o encontro foi idealizada levando em consideração as demandas energéticas atuais:

“Uma das áreas que se enxerga com grande demanda no futuro, é a energia. E o ambiente dentro da Itaipu e do próprio PTI é propício para essa área. Então, como primeiro Hackathon nós optamos por trabalhar com Smart Energy visando resolver os problemas da área que eventualmente possam ser focados na tecnologia da informação resolvendo problemas de energia.

O Hackathon Trinacional faz parte da  programação da 6ª edição do Paraná TIC, que acontece de 26 a 28 de julho, no Parque Tecnológico Itaipu e conta com a organização da  Assespro-PR, com apoio da Fundação Parque  Tecnológico Itaipu (PTI) – Brasil, FIEP, SEBRAE e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado – SETI. O evento pretende se consolidar como grande espaço de Digital Business do Cone Sul e entre os maiores do Brasil, além de trazer novas oportunidades de negócios para o setor de TI na região.