Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Paraná deve implantar projetos de microgrids até o final do ano

Por Toni Casagrande. Publicado em 24/04/2018 às 13:12. Atualizado em 18/07/2018 às 17:11.

A Copel e Itaipu Binacional irão desenvolver projetos nas áreas de geração distribuída e mobilidade elétrica. O objetivo é elaborar um plano de trabalho para aprimorar as microgrids, que são pequenas redes que garantem a produção da própria energia em propriedades rurais. Além disso, o trabalho conjunto também promete fomentar o uso de veículos elétricos no Estado.

As microgrids são um conceito de geração e uso da energia que promete ser o futuro do sistema elétrico. Um piloto do projeto será instalado na Granja Colombari, em São Miguel do Iguaçu, que já dispõe de uma planta de biogás com biodigestores. A matéria-prima são os dejetos da produção de suínos. A expectativa é que o sistema comece a operar ainda no segundo semestre deste ano.

O superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Omori, explicou como funciona como funciona o sistema.

“Para ter uma microgrid temos alguns pré-requisitos: nós temos visto cada vez mais recursos energéticos distribuídos, tais como novos consumidores que são produtores de energia tendo a geração própria junto com a capacidade de armazenar a energia, que pode ser a bateria ou, eventualmente, o biodigestor. Com um controle e um sensoriamento do sistema pode-se operar isso de uma forma isolada da rede elétrica normal”.

Embora as microgrids já comecem a ser implantadas no Brasil em estruturas como condomínios, por exemplo, a diferença do projeto paranaense é que, em vez de beneficiar apenas um grupo específico de consumidores, pode se estender a vizinhos e outros usuários que não sejam, necessariamente, parte direta do sistema.

O projeto deve ser estendido para outros municípios da região, com plantas de produção de energia previstas para Marechal Cândido Rondon, Toledo, Santa Helena e Itaipulândia.