Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ÁGUA E ENERGIA – Rodovia PR-090 ganhará acostamento feito com asfalto sustentável

Por Comunicação. Publicado em 23/10/2017 às 15:55. Atualizado em 18/07/2018 às 17:33.

Você já ouviu falar em asfalto sustentável? Parece difícil imaginar que as vias que trafegamos diariamente também podem ser transformadas para impactar menos o meio ambiente. Na Holanda, por exemplo, um projeto ecológico tem como objetivo construir a primeira estrada do mundo feita com garrafas plásticas. Porém antes, uma ciclovia vai ser construída com o material para ser testada. Se aprovada, ganhará as ruas de Roterdã. Segundos os inventores, a inovação pode suportar variações de temperaturas entre -40°C e 80°C e sobrevive até três vezes mais do que o asfalto comum.

Mas aqui no Brasil também temos bons exemplos de iniciativas de transformação. Em Londrina, a Triunfo Econorte, concessionária que administra 341 quilômetros de estradas da região Norte do Paraná, está implantando um trecho de acostamento utilizando raspas de asfalto que sobraram da restauração das rodovias.

O engenheiro Guilherme Mamprim, gerente de obras da Econorte, explica melhor sobre o trabalho.

“É um material inerte que não era reutilizado. Então nós olhamos algumas bibliografias, alguns estudos que já tinha sido realizados com a utilização desse material, e desenvolvemos o nosso estudo com a nossa particularidade, que é a utilização desse material fresado com argila”.

A ação evita o desperdício da fabricação de um novo produto. Grande alívio para a natureza, visto que a produção de asfalto é responsável pela emissão de 1,6 milhão de toneladas de CO2 por ano em todo o mundo.