Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aliança Leiteira desenvolve um trabalho para alavancar a indústria na região sul

Por Jornalismo. Publicado em 26/07/2018 às 17:55. Atualizado em 02/08/2018 às 10:00.

A região Sul é a principal bacia leiteira do país, atualmente PR, SC e RS produzem juntos 12 bilhões e 500 milhões de litros de leite por ano, o que equivale a 38% do total produzido no Brasil. E a união dos três estados na Aliança Lactea Sul Brasileira, efetivada em 2014 vêm contribuindo para alavancar o setor. A expectativa é que em 5 anos a produção leiteira cresça de forma significativa e que seja viável exportar produtos derivados. O coordenador da Aliança, Ronei Volpi, explica que existe um mercado promissor que têm espaço para comprar leite em pó, soro de leite em pó e alguns tipos de queijos.

 

Para conseguir chegar a esses mercados a Aliança Lactea trabalha em frentes que possam contribuir para a exportação dos produtos. O setor leiteiro tem trabalhado para ampliar o controle da tuberculose e da brucelose nos rebanhos, mas além de qualificar a produção regional às exigências sanitárias de outros países será preciso estabelecer novos parâmetros internos como explica Ronei Volpi.

 

PR, SC E RS têm juntos cerca de 300 mil produtores de leite e o estímulo à produção proposta pela aliança láctea também tem como objetivo manter a rentabilidade da cadeia envolvida, já que o setor tem uma lucratividade mensal, o que também diferencia o setor de outras produções com rendas pontuais, segundo o coordenador da aliança leiteira sul.

 

A coordenação da aliança láctea é dividida entre os estado, o Paraná mantém o comando até outubro, quando vai repassar ao estado de SC. A vigência da coordenação é de um ano.

 

De Curitiba Ligia Gabrielli