Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aplicativo de celular faz monitoramento do clima

Por Redação. Publicado em 05/02/2019 às 16:00.

Aplicativo de celular faz monitoramento do clima, confira os assuntos do Giro de Notícias com a Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta terça-feira (05) a lei que cria o Programa de Parcerias do Paraná (PAR) e institui um Fundo para o Desenvolvimento de Projetos de Infraestrutura (Funpar). A assinatura aconteceu no Paraná Day, evento realizado em Curitiba com a presença de mais de 100 investidores do País e do exterior. O PAR será integrado por uma carteira de projetos de desestatização e de contratos de parcerias, implementada e desenvolvida por meio de uma unidade gestora e de um órgão deliberativo, o Conselho do PAR.

O Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, lançou, nesta terça-feira, no Show Rural, em Cascavel, um aplicativo de celular de monitoramento do clima. Ao mesmo tempo, o instituto lançou o atlas climático atualizado, também disponível on-line. Com a ferramenta, o agricultor tem acesso aos registros de dados dos últimos 60 dias, das 70 estações do Iapar existentes no Estado, que permitem o monitoramento do comportamento do clima. As informações sobre previsão do tempo são fornecidas pelo Simepar, pelo mesmo aplicativo.A ferramenta facilita a tomada de decisão do produtor sobre semeadura, irrigação, aplicação de agroquímicos, adubação e colheita. Para isso, ele têm acesso a informações em tempo real sobre previsão do tempo, chuva acumulada, situação da água no solo e temperatura na região. São 188 mapas com informações disponíveis aos agricultores, técnicos e acadêmicos no site www.iapar.br.

No Paraná, a taxa de gestação na adolescência foi de quase 17% dos nascidos vivos em 2015, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde. O dado nacional é de 18%. A mesma pesquisa revela que, entre 2014 e 2018, a taxa de mortalidade infantil foi maior entre as mães adolescentes em todas as Regionais de Saúde do Paraná. O fórum foi programado para atender o que pede a Lei Federal que criou a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A ideia, que tem apoio da Secretaria da Saúde do Paraná, é que ele seja realizado todos os anos no começo de fevereiro, para divulgar informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução da incidência da gravidez no Brasil, na faixa etária de 10 a 19 anos de idade.