Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Câmara Municipal de Cruzeiro do Oeste cassa mandato do prefeito

Por Jornalismo. Publicado em 13/09/2018 às 16:55.

Um agente de cadeia foi preso suspeito de passar informações que ajudaram na fuga dos 29 detentos da Penitencia de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada da última terça-feira (11). O agente que havia sido contratado temporariamente pelo Processo Seletivo Simplificado, foi preso em flagrante. Outros dois homens e uma mulher também foram presos. Todos eles foram detidos em uma residência, também na Região Metropolitana. A suspeita da Polícia Civil é de que eles façam parte do grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC).

 

Após votação na Câmara Municipal de Cruzeiro do Oeste, os vereadores cassaram o mandato do prefeito Beto Sobrinho por infrações políticas e administrativas. A votação foi unânime, com nove votos a favor e duas abstenções justificadas. Na denúncia, a Comissão Processante concluiu que houve irregularidades em três dos seis fatos apresentados. Que vão desde descumprimento a leis municipais até investigações do Ministério Público do Paraná (MP-PR). A conclusão de se deu depois da análise do processo e de depoimentos de testemunhas. Com a votação, o Poder Legislativo determinou a cassação do mandato de Beto Sobrinho. Quem assume a administração é Maria Helena Bertoco (PDT) que era a vice. A defesa de Beto Sobrinho disse que vai recorrer da decisão.

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma mata fechada em São Miguel do Iguaçu. O Corpo de Bombeiros de foi acionado para combater um incêndio ambiental, em uma propriedade rural. De acordo com informações, o fogo iniciou em um campo aberto e se alastrou até chegar à mata fechada. E acabou atingindo uma grande área. Os bombeiros controlaram as chamas em pouco mais de uma hora, apesar da dificuldade de acesso no local. Ainda não há informações sobre como o fogo começou.

 

O número de mortes por desnutrição voltou a avançar no Paraná recentemente. Os dados são do Datasus, o banco de dados do Sistema Único de Saúde. Em comparação com 2014 que teve o menor índice desde 1979. Os dados disponíveis são apenas de 2016, mas mostram um dado 24% superior em relação há dois anos antes. Em 2014 foram registrados 196 mortes por desnutrição, em 2016 esse número sobe para 243 paranaenses. A tendência é de que haja uma queda nas mortes por desnutrição de crianças e idosos à medida que tenham mais políticas públicas voltadas a esse tema, que incentive uma nutrição mais adequada.