Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Carga de óleo vai parar no Rio São João entre PR e SC

Por Redação. Publicado em 15/02/2019 às 09:00.

Carga de óleo vai parar no Rio São João entre PR e SC. Confira o Giro de Notícias com a Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

A concessionária Arteris Litoral Sul comunica que, conforme orientação da Defesa Civil, a água do Rio São João entre os municípios de Guaratuba-PR e Garuva-SC. O  uso deve ser suspenso temporariamente como precaução, pois parte da carga líquida oleosa transportada por uma carreta vazou no Rio durante a noite de ontem, após o tombamento do veículo no km 667,5 da BR-376 em Guaratuba-PR. Equipes da Defesa Civil do Paraná e Santa Catarina, Instituto Ambiental do Paraná, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Arteris Litoral Sul e empresa especializada em emergência ambiental trabalham na avaliação do local, contenção do produto e orientação da população. Uma pessoa morreu no grave acidente.

O juiz federal Marcos Josegrei da Silva condenou treze investigados em por fraudes no repasse de bolsas e de auxílios à pesquisa pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foram condenadas a ex-chefe do setor de Orçamento e Finanças, Conceição Abadia Mendonça, pela sentenção deverá cumprir 17 anos e oito meses de reclusão, e a ex-secretária da pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, Tânia Márcia Catapan, a 16 anos e seis meses de reclusão.  As duas vão responder pelos crimes de associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro e tinham sido presas pela Polícia Federal (PF) em fevereiro de 2017 e foram soltas no mesmo ano. A investigação aponta desvios de pelo menos R$ 7,3 milhões em bolsas de pesquisa para 27 pessoas entre 2013 e 2016. O dinheiro desviado, conforme o juiz, financiou cruzeiros marítimos, joias, roupas, viagens e jantares aos investigados. As duas servidores já foram demitidas da universidade. e a defesa de Conceição Abadia Mendonça vai recorrer, a defesa de Tânia Márcia Catapan alega que ainda não foi notificada da sentença. A decisão é de primeira instancia e ainda cabem recursos a outras esferas. Outras 21 pessoas arroladas no processo foram absolvidas.

Termina neste final de semana, à meia-noite de sábado (16) para domingo (17), o Horário Brasileiro de Verão, em vigor desde o dia 4 de novembro. Moradores do Paraná deverão atrasar o relógio em uma hora.