Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Casos de intoxicação alimentar no interior estão sendo investigados pela Secretaria da Saúde

Por Jornalismo. Publicado em 30/11/2018 às 17:38.

A Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná pediu à Justiça Eleitoral a cassação do mandato do deputado federal Fernando Francischini, do PSL.  Francischini foi eleito o deputado estadual com maior número de votos neste ano. A ação acusa o deputado eleito de ter impulsionado a própria candidatura com base em notícias falsas que questionaram a lisura do processo eleitoral. Isso porque Francischini compartilhou um vídeo em sua própria página do Facebook no dia do primeiro turno das eleições, afirmando que as urnas eletrônicas estavam fraudadas. Por isso, além da cassação do mandato do deputado federal, o Ministério Público pede também que Francischini fique inelegível pelos próximos oito anos. Cabe agora ao Tribunal Regional Eleitoral analisar a denúncia.

Dois casos de intoxicação alimentar envolvendo crianças estão sendo investigados pela Secretaria de Estado da Saúde. Os casos aconteceram em Francisco Alves, que fica no noroeste do Estado. Duas crianças, uma de quatro anos e outra de seis, chegaram a ser internadas em Umuarama e receberam soro antibotulínico, que é usado para combater a contaminação pela toxina botulínica. As crianças apresentaram alguns sintomas depois de consumirem um sanduíche em uma lanchonete de Francisco Alves. Elas foram atendidas em um hospital da cidade e depois transferidas para Umuarama, onde ficaram internadas. O serviço aeromédico do Governo do Estado foi acionado para fazer o transporte do soro às pacientes. As crianças reagiram bem ao tratamento e três dias depois, tiveram alta do hospital. As equipes da Vigilância Sanitária fizeram vistorias no estabelecimento e nas empresas fornecedoras dos alimentos usados no lanche e coletaram amostras desses alimentos e enviaram para análise. Mesmo sem os resultados laboratoriais, a Vigilância Sanitária interditou a lanchonete ao constatar falta de licença sanitária, e conservação inadequada dos alimentos.

 

O Ministério da Saúde informou que mais da metade das vagas preenchidas no Programa Mais Médicos estão em regiões de alta vulnerabilidade e de extrema pobreza. De acordo com o balanço, dos quase nove mil médicos já estão aptos a se apresentarem aos gestores locais para atuação imediata. Dados repassados pelos municípios apontam que 1.644 profissionais já se apresentaram ou iniciaram as atividades. As inscrições prosseguem até dia 7 de dezembro. A apresentação à cidade tem data limite até 14 de dezembro e o começo da atuação deve ser estabelecido junto ao gestor local.

A Justiça determinou que a prisão dos seis presos acusados de envolvimento na morte do jogador Daniel Corrêa Freitas sejam alteradas de temporárias para preventivas. São réus nos crimes, a família Brittes e mais três jovens que participaram das agressões contra o jogador. Agora, com pena preventiva, eles não têm prazo para serem soltos. As penas somadas ultrapassam os 40 anos de reclusão.