Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Centro Integrado de Segurança vai unir forças policiais do PR, SC e RS

Por Redação. Publicado em 09/05/2019 às 08:46.

O presidente Jair Bolsonaro, vai ativar nesta sexta-feira o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública- Regional Sul, que vai reunir as forças de segurança do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no combate ao crime organizado. Assunto do Quadro Sul em Destaque com Deividi Lira.

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública- Regional Sul é o primeiro dos cinco que serão implantados no país para o combate ao crime organizado. A integração das forças de segurança será interligada nacionalmente, mas o trabalho será focado no PR, SC e RS.

O Paraná foi escolhido para ser sede regional no Sul do país do centro de Inteligência, por três motivos: o primeiro pela experiência de integração já existente entre suas próprias polícias, segundo, pela Tríplice Fronteira, um local de preocupação para o governo federal e terceiro pela capacidade de detectar e antecipar ações de facções criminosas que se encontram na região.

O Centro da Região Sul vai repassar todas as informações para o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Nacional, inaugurado em Brasília no início do mês. O objetivo é concentrar as informações sobre segurança e compartilhar o que for mais importante com órgãos de inteligência, como explica o diretor de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Marcos Aurélio Pereira.

De acordo com o último Atlas da Violência, de 2006 à 2016, o Paraná teve uma taxa de homicídio de 27,4%. Santa Catarina 14,2%, enquanto o Rio Grande do Sul registrou 28,6%.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o Centro Integrado é estratégico para integrar os órgãos de segurança dos três estados junto à Secretaria de Operações Integradas.

Os governadores de Santa Catarina, Carlos Moisés e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participam com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, da Cerimônia de Ativação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Regional Sul nesta sexta-feira em Curitiba. O evento está marcado para ocorrer no fim da tarde no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense.

Repórter Deividi Lira.