Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Choveu 80% da média para o mês todo de fevereiro, em Curitiba

Por Redação. Publicado em 22/02/2019 às 09:14.

Choveu 80% da média para o mês todo de fevereiro em Curitiba. Giro de Notícias com a Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O temporal que atingiu Curitiba na tarde desta quinta-feira (21) deixou a Capital literalmente debaixo d’água. Em apenas duas horas de chuva, foram 115,8 milímetros de chuva, muito perto da média histórica do mês de fevereiro todo, que é de 147,4 mm. Tal volume em tão curto espaço de tempo alagou diversas ruas, provocou quedas de árvores, alagou prédios e até suspendeu aulas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), além da chuva intensa os ventos também foram fortes em determinado momento, com pico de 61,2 km/h, intensidade considerada forte. Ao todo, 200 pessoas foram afetadas em função da chuva.

O Paraná não registrou nenhum novo caso de febre amarela na última semana. A doença foi discutida, em Curitiba, com participação dos demais estados do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), com especialistas de São Paulo, que ainda vive um surto na região do Vale do Ribeira. O desafio para ampliar a cobertura vacinal – única forma real de prevenção à doença – está justamente nas zonas rurais. É nos corredores de matas, que no Paraná, além do Litoral, inclui as regiões vizinhas aos rios Paranapanema e Paraná, no Norte, Noroeste e Oeste do Estado.

A juíza Tais de Paula Scheer, substituta do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Curitiba, negou nesta quinta-feira (21) um pedido de autorização de viagem do médico Raphael Suss Marques. Ele é acusado de matar a namorada e fisiculturista Renata Muggiati, em setembro de 2015. O médico pediu para se ausentar de Curitiba de 22 até 24 de fevereiro para ir até Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A justificativa seria que ele teria que realizar atendimento médico aos seus pacientes naquele município, junto ao Studio Equilibrium. A defesa indicou o hotel e horários em que o réu estaria naquela cidade.Em janeiro, o Suss Marques foi flagrado em um torneio de poker, no mesmo momento em que acontecia a audiência de instrução do caso que investiga o crime. Na ocasião, o médico justificou que teria compromissos de trabalho e não poderia comparecer ao juízo. Dessa maneira, ele desobedeceu uma proibição de frequentar bares e similares.