Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cida se reúne com Ratinho Junior para tratar de transição do governo

Por Jornalismo. Publicado em 06/11/2018 às 15:00.

A governadora Cida Borghetti deve receber, nesta terça-feira, o governador eleito, Ratinho Junior para a segunda reunião de transição do governo. No primeiro encontro, Ratinho Junior pediu que o processo de transição começasse oficialmente logo depois do segundo turno da eleição presidencial, mas o pedido não foi atendido. Ratinho e Cida se encontraram em Brasília e ficou acertada a criação de um novo cronograma de transição. Em decreto, Cida definiu que o começo da transição seria no dia 3 de dezembro. Mas os deputados estaduais da base de Ratinho criticaram também sobre as verbas de convênios da Secretaria de Desenvolvimento Urbano que estão sendo cortadas. A transição permite que a equipe do novo governo tenha acesso às dependências, dados e documentos do governo atual. Sem isso, Ratinho Junior tem evitado anunciar medidas e projetos da nova gestão. Enquanto a transição não começa, Ratinho já negocia com deputados o que pode para o ano que vem.

O Procon de Maringá abriu procedimento coletivo contra a Sanepar pelo descumprimento da lei que proíbe a cobrança da tarifa mínima de água e esgoto na cidade. Dos mais de 120 mil clientes atendidos pela Sanepar em Maringá, cerca de 15% consomem até 5 metros cúbicos de água por mês e pagam a taxa mínima que para residências é de R$ 34,58. O processo administrativo aberto pelo Procon veio em resposta à Sanepar, que informou que a tarifa mínima é legal e que vai manter a cobrança dos consumidores de Maringá.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou no Supremo Tribunal Federal um pedido de habeas corpus que tem como fundamentação o fato de o juiz Sérgio Moro ter aceitado o convite para assumir o Ministério da Justiça no governo Jair Bolsonaro. O advogado de defesa de Lula alega no documento que interesses do magistrado influenciaram na condução do processo que condenou Lula no caso triplex do Guarujá. A defesa pede que o STF reconheça a suspeição do magistrado, declare a nulidade de todo o processo e restabeleça a liberdade ao ex-presidente Lula.