Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Clima diminui em 12% safra de verão no Paraná

Por Redação. Publicado em 04/03/2019 às 09:00.

Clima diminui em 12% safra de verão no Paraná. Confira no Giro de Notícias com Deividi Lira.

 

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Estudantes que não foram selecionados em nenhuma das duas chamadas do ProUni podem manifestar interesse em participar da lista de espera, que ficará aberta nos dias 7 e 8 de março. Para participar da lista de espera, o candidato deve confirmar o interesse na bolsa, por meio do site do Prouni.
A lista será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original dos candidatos pela concorrência a vagas destinadas à implementação de políticas afirmativas ou à ampla concorrência. A documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição deve ser apresentada por todos os candidatos participantes da lista de espera, entre os dias 12 e 13 de março, nas instituições de ensino.

O clima afetou a produção de grãos da safra verão 2018/19. O Paraná vai colher um volume de aproximadamente 20 milhões de toneladas, 12% menor na comparação com a safra anterior que rendeu um volume de 22 milhões e 700mil toneladas. De acordo com boletim do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, houve períodos de estiagem, chuvas excessivas e altas temperaturas ao longo do ciclo de desenvolvimento da soja, milho e feijão, o que prejudicou a produção. Apesar da queda, os preços permanecem bons para os produtores.

O pacote de concessões que o governo federal planeja licitar em 2020 deve abranger três mil quilômetros e meio de rodovias do Paraná. Além dos dois mil quilômetros e meio de extensão dos seis lotes atuais do Anel de Integração, cujos contratos expiram em 2021, o governo do Paraná sugeriu ao Ministério da Infraestrutura que o leilão contemple mais mil quilômetros de rodovias estaduais, além dos contornos de Cascavel, Londrina e Ponta Grossa. A proposta do governo do estado é de incluir a PR-092 (Norte Pioneiro), PR-323 (Noroeste), PR-280 (Sudoeste), além da ligação entre os municípios de Campo Mourão e Guarapuava. Do Anel de Integração, cerca de 2 mil quilômetros são trechos federais delegados ao Estado em 1997 e que serão devolvidos em 2021.