Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com saída de cubanos, Paraná deve perder 49% dos profissionais trabalhando no programa “Mais Médicos”

Por Jornalismo. Publicado em 19/11/2018 às 10:29.

A primeira reunião do governo de transição do Paraná será na tarde dessa segunda-feira, dia 19. A governadora Cida Borghetti, do PP, e governador eleito Ratinho Junior, do PSD, se reunirão às 4 e meia da tarde no Palácio Iguaçu, na capital paranaense. Além dos governantes, o encontro terá a participação das equipes da atual administração e da futura gestão do Estado.

O Paraná deve perder 458 dos 933 profissionais que atuam pelo “Mais Médicos” com a iminente partida dos cubanos do Brasil. Eles representam 49% dos médicos trabalhando no Paraná pelo programa de saúde pública, que foi adotado em 2013 para levar estes profissionais a municípios e povoados que não eram supridos. No Estado, os cubanos estão presentes em 187 municípios e dois distritos sanitários. O governo federal já enviou à Secretaria Estadual de Saúde, uma lista com os nomes dos primeiros 44 profissionais que voltarão ao seu país de origem, no dia 25 de novembro.

Paulo Guedes, futuro ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro, confirmou na manhã de segunda, dia 19, o nome de Roberto Castello Branco para a presidência da Petrobras. Ele substitui Ivan Monteiro, que deixa o cargo por motivos pessoais. Castello Branco já trabalhou na Petrobras em 2015 e 2016, quando foi membro do conselho administrativo da estatal durante o governo de Dilma Rousseff. Naqueles anos, quem presidia a Petrobras era Graça Foster. Castelo Branco também já dirigiu o Banco Central e a mineradora Vale.

O varejo prevê crescimento da Black Friday em 2018, que se consolida como mais uma data importante para o comércio. Em estudo feito em nove capitais brasileiras, a estimativa de crescimento do ticket médio é de 7%, subindo de R$ 713,00 em 2017 para R$ 762,00 em 2018. Em termos de vendas, a edição deste ano deve ser 13,3% maior que a de 2017.