Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Começa nesta quinta-feira o prazo para declarar o Imposto de Renda

Por Jornalismo. Publicado em 05/03/2019 às 16:00.

Começa nesta quinta-feira o prazo para declarar o Imposto de Renda. Giro de Notícias com Deividi Lira.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

Começa nesta quinta-feira e vai até 30 de abril o prazo para declarar o Imposto de RendaO procedimento é obrigatório para todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis a partir de 28mil 559 reais e 70 centavos durante o ano de 2018. A regra também se aplica a quem teve bens ou direitos acima de 300 mil reais no ano passado. Para preencher o formulário da Receita Federal é preciso ter em mãos o informe de rendimento anual, disponibilizado pela empresa em que trabalha ou trabalhou e o histórico de contas bancárias. É importante ainda, apresentar recibos escolares, de atendimentos médicos e odontológicos e do plano de saúde. Nesses casos, valem as despesas do próprio contribuinte e das pessoas dependentes. E atenção: neste ano, a Receita Federal informou que será necessário acrescentar à declaração os números dos CPFs de todos os dependentes, não importando qual seja a idade. Crianças que ainda não tenham o documento deverão fazê-lo no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal ou em uma agência dos Correios.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em novembro do ano passado, imunizou aproximadamente 95 milhões de bovinos e búfalos no país, dos 96 milhões previstos. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com isso, a cobertura vacinal atingiu 98,5%. A maior parte dos estados vacinou animais com idade de até 24 meses. As exceções foram o Acre, Amapá, Espírito Santo e Paraná, que vacinaram animais de todas as idades. Em 2019, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa acontecerá em maio na maioria dos estados brasileiros.

Vão até 13 de março as pré-inscrições para os Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online 2019, da Secretaria de Estado da Educação. A oportunidade é gratuita e voltada para qualquer pessoa, maior de 15 anos, que não pode dar continuidade aos estudos e agora deseja obter uma certificação. Os interessados podem fazer a pré-inscrição, apresentando original e fotocópia de documento de identificação, em qualquer instituição de ensino da rede estadual que oferte EJA e esteja credenciada para ofertar os exames, conforme a lista disponível no site www.educacao.pr.gov.br/eja. Os exames acontecerão de forma presencial em laboratórios de informática das escolas credenciadas em 28 de março e 30 de abril. Cada etapa compreende seis disciplinas, ao longo do dia: duas pela manhã, duas no período da tarde e duas à noite.