Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Começa nesta segunda período de rematrículas na rede estadual de ensino do Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 19/11/2018 às 16:29.

A Polícia Rodoviária Federal registrou 15 mortes e 116 pessoas feridas durante o feriado prolongado da Proclamação da República deste ano no Paraná. Em cinco dias de Operação República, as equipes da Polícia flagraram quase 12 mil casos de excesso de velocidade, totalizando um a cada 36 segundos de operação. Além de 115 acidentes de trânsito, 439 ultrapassagens proibidas e 74 motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. Em 42 abordagens, crianças eram transportadas sem cadeirinha ou outro equipamento de retenção adequado à idade. Foram aplicadas ainda 70 autuações por dirigir manuseando o telefone celular.

Sergio Moro começa a confirmar os primeiros nomes da sua equipe no ministério da Justiça do governo de Jair Bolsonaro. O ex-juiz anunciou nesta segunda-feira (19), que levou para o gabinete de transição em Brasília integrantes da Polícia Federal que participaram da Operação Lava Jato em Curitiba. Alguns dos nomes são Rosalvo Franco Ferreira, que é ex-superintendente regional da Polícia Federal no Paraná, e Erika Mialik Marena, uma das primeiras delegadas a comandar a Lava Jato, foi ela quem nomeou a operação. Moro já havia dito que contaria com integrantes da Lava Jato, com quem trabalhou e em quem diz confiar, e que pretende criar no Ministério da Justiça o mesmo modelo da Lava Jato, com forças-tarefa para assuntos prioritários.

Começa nesta segunda-feira (19) o período de rematrículas na rede estadual de ensino do Paraná. Devem ir até a escola, os pais ou responsáveis por estudantes já matriculados e que vão ingressar no 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, ou na 2ª ou 3ª série do ensino médio. É obrigatório levar original e cópia da conta de luz, RG do aluno maior de 16 anos e, no caso de menores de 18 anos, a Declaração de Vacinação. O documento pode ser emitido por profissionais de saúde da rede pública ou privada e atesta que o estudante está com todas as vacinas em dia. A falta da declaração não impede a rematrícula, mas os pais ou responsáveis devem regularizar a situação em um prazo máximo de 30 dias.

 

O temporal que atingiu Maringá no último domingo (18), derrubou uma árvore de Natal instalada na praça da Catedral. A árvore de metal tinha quase 20 metros de altura e não aguentou a chuva e o vento forte. Dentro dela, havia um túnel por onde as pessoas passavam para tirar foto e deixavam mensagens. A estrutura ficou achatada. Na hora do temporal não havia ninguém no local. A prefeitura informou que a empresa responsável vai remontar a árvore até a próxima semana. A árvore é uma das dezenas de atrações contratadas pela prefeitura para o projeto Maringá Encantada, com gastos de seis milhões de reais. A estrutura custou 190 mil reais aos cofres públicos.