Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Curiosidades sobre as PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) como alternativas nutritivas e sustentáveis

Por Redação. Publicado em 05/04/2019 às 09:06.

Plantas Alimentícias Não Convencionais são alternativas nutritivas e sustentáveis. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Álvaro.

Você por acaso já ouviu falar em PANCS, as Plantas Alimentícias Não Convencionais? Pois elas são aquelas raízes, frutas, flores e hortaliças que são comestíveis, possuem alto valor nutritivo, mas muitas vezes acabam ficando de fora do cardápio da maioria dos brasileiros sendo inclusive confundidas com ervas daninhas.

Além de serem uma importante fonte de sabores e nutrientes, as PANCS podem ser utilizadas por amantes da alta culinária – com receitas elaboradas por renomados chefes de cozinha, mas também podem ser cultivadas, comercializadas e consumidas por pequenos agricultores e até mesmo em residências, já que dispensam o uso da produção mecanizada e de agroquímicos, conforme explica o técnico agrícola Ronaldo Juliano Pavlak, do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional.

“Tem uma diferença muito grande, são mais rústicas, são mais nutritivas, tem as diferenças nutricionais com as demais… uma série de plantas trazem isso e são uma grande alternativa para o produtor para sazonalidade da produção”.

Ronaldo também explica que as PANCS são alternativas para alguns alimentos quando estão fora de época de produção.

“Tem uma época que eu não tenho couve, mas eu tenho a taioba. Eu não tenho alface, mas eu tenho almeirão, radite argentino, radite de árvore que são plantas espontâneas e se desenvolvem muito fácil na região, usam menos agroquímicos e são mais nutritivas”.

E se você ficou interessado em aderir ao cultivo e consumo das PANCS, uma dia cé começar com a ora-pro-nóbis, uma planta bem comum e que se adapta a diversos de tipos de solo. É conhecida por ser rica vitaminas e em proteínas, sendo uma ótima opção para quem não consome carne.