Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Datasus aponta que acidentes no trânsito são a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos

Por Redação. Publicado em 12/10/2018 às 16:00.

Nesta sexta-feira é comemorado também o dia das crianças. No entanto, esse dia serve de alerta. É que segundo o Datasus, que é o banco de dados do Ministério da Saúde, a cada 20 horas e 30 minutos,  em média, uma criança ou adolescente morre vítima de acidente de trânsito no Paraná. Foram analisados 20 anos, de 1996 até 2016, e em todos esses anos o número de óbitos dessa população no estado chegou a quase nove mil. Mas até hoje, os acidentes no trânsito são a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos.  Os acidentes são responsáveis por 44,5% das mortes no estado nesses anos. Em seguida aparecem os casos de sufocação com 23%, afogamento 18,2%, arma de fogo com 7,1%, queimaduras com 3,8%, quedas em 3,1% e intoxicação com 0,2%. Por isso é bom tomar todos os cuidados necessários para garantir segurança aos pequenos.

 

Segundo o Datafolha, as mulheres são as mais indecisas em relação a escolha dos candidatos. As mulheres formam 53% do eleitorado e respondem por sete em cada 10 votos indecisos ou em branco e nulo. Uma em cada cinco mulheres não sabe em qual dos dois candidatos votar no segundo turno.  A tendência é condizente com a do primeiro turno. Outra parcela se divide entre os dois candidatos. A pesquisa mostrou que Bolsonaro tem 39% de intenção de voto do público feminino, enquanto Haddad aparece com 36%. Outros 17% invalidarão o voto e 8% ainda não sabem o que vão fazer no dia 28. O Datafolha ouviu 3.235 eleitoras em 227 municípios no último dia 10. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

 

A partir deste sábado (13), boletos vencidos com valor igual ou acima de 100 reais vão poder ser pagos em qualquer banco. Isso inclui caixas eletrônicos, sites e outros canais de atendimento. Porém, a regra vai valer somente para os documentos que já estiverem cadastrados na nova plataforma de cobranças, desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos. Consumidores que não conseguirem pagar seus boletos devem entrar em contato com o emissor da cobrança, porque é possível que o documento não tenha sido cadastrado na plataforma. Caso isso ocorra, cabe à empresa realizar o cadastro do boleto ou indicar outra forma para o pagamento. De acordo com a Federação, o sistema dá mais segurança para a compensação de boletos e permite o pagamento, com a eliminação dos riscos de fraudes, além de evitar a quitação em duplicidade.