Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Depois de pinguins agora tartarugas são encontradas mortas no litoral do Paraná

Por Redação. Publicado em 27/11/2018 às 09:00.

Oito pinguins-de-Magalhães encontrados no litoral do Paraná foram reabilitados e serão recolocados no mar esta semana, de acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação, os animais chegaram vivos e foram atendidos no Centro de Reabilitação da Universidade Federal do Paraná no litoral. Em setembro, cerca de 350 pinguins morreram nas praias paranaenses e agora a preocupação é com as tartarugas marinhas, mais uma foi encontrada morta, em Guaratuba.O animal é conhecido como ‘tartaruga de couro’ e a espécie está ameaçada de extinção. Em duas semanas nove animais chegaram mortos as praias do Paraná.

As rodovias federais do  Paraná terão 38 novos radares de velocidade nos próximos três meses. Além disso, todos os 80 que operam hoje no Estado serão substituídos. O anúncio foi feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT. O número de aparelhos fiscalizadores de velocidade nas rodovias federais que cortam o Paraná será ampliado em 50%. Dos atuais 80 pontos, passarão a ser 118 até fevereiro. Desses, 37 radares serão instalados na Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a ligação entre Curitiba e Campina Grande do Sul, de Colombo a Araucária, no Contorno Sul e em São José dos Pinhais.

O primo do ex-governador  Beto Richa, Luiz Abi Antoun, apresentou novo atestado de saúde para a justiça brasileira que o aguardo para prestar esclarecimentos relacionados a operação publicano. De acordo com a defesa dele, ele está com asma alérgica, falta de ar e necessita de repouso e remédios por um mês. Luiz Abi Antoun está no Líbano e não compareceu as audiências realizadas sobre as denúncias que pesam contra ele. Antoun é réu na Operação Publicano e também é alvo das operações Rádio Patrulha e Lava Jato, nas quais inclusive teve a prisão decretada. Ele viajou em 22 de setembro e o retorno dele está impossibilitado devido ao estado de saúde.

Em Ponta Grossa, os médicos cubanos que atendiam a população já deixaram os postos de trabalho e de acordo com a secretaria de saúde, ao menos 56 profissionais já foram recontratados para substituir os cubanos do programa Mais Médicos. Os primeiros médicos devem chegar para trabalhar no dia 3 de dezembro e até 14 de dezembro todos estarão na cidade.