Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados estaduais têm prazo para formação de blocos e definição de representantes em comissões

Por Redação. Publicado em 06/02/2019 às 16:00.

Deputados estaduais têm prazo para indicar formação de blocos e definir representantes em comissões. Confira com a Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Os deputados estaduais que assumiram o mandato na Assembleia Legislativa do Paraná têm até quarta-feira (6) para apresentar a formação dos blocos partidários e formalizar dos requerimentos para indicação dos líderes e vice-líderes dos partidos ou blocos parlamentares. As regras estão previstas nos artigos de 16 a 21 do Regimento Interno da Casa. As representações partidárias de dois ou mais partidos, por deliberação das bancadas, podem constituir blocos parlamentares, sob liderança comum. Esses blocos devem ter pelo menos quatro integrantes. O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, do PSDB, informou aos parlamentares que o prazo para indicação dos membros titulares e suplentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, termina na próxima segunda-feira (11). A CCJ é constituída por 13 membros e analisa a constitucionalidade e legalidade de todas as proposições apresentadas ao Poder Legislativo. O deputado Fernando Francischini, do Solidariedade, tem o apoio de Ratinho Júnior para presidir a CCJ. Mas Nelson Justus, do DEM, também está na disputa.

As primeiras audiências da Lava Jato em 2019 depois do retorno do recesso do judiciário já estão marcadas. A Justiça Federal do Paraná retoma na semana que vem as audiências de instrução de ações penais decorrentes da operação Lava Jato. Na segunda-feira (11) prestam depoimento cinco testemunhas de acusação em processo que tem como réus o ex-prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, conhecido como Dr. Hélio (PDT), o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares e mais quatro pessoas. Todos respondem pelo crime de lavagem de dinheiro.

O senador paranaense, Oriovisto Guimarães, anunciou que vai comprar, com recursos próprios, um avião para se deslocar entre Curitiba e  Brasília livrarei, deste forma segundo a nota publicada pelo senador ele não vai usar  verbas de gabinete para bancar passagens aéreas entre neste deslocamento, o que é previsto nas contas dos gabinetes.O senador já anunciou que abriu mão do auxílio mudança e do auxilio moradia.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) vai julgar na próxima quinta-feira (7) o pedido de habeas corpus de Cristiana Brittes, uma das rés no processo que apura a morte do jogador Daniel Corrêa Freitas. Ela está presa desde o dia 1º de novembro, dois dias depois do crime. Cristiana é esposa de Edson Brittes, o assassino confesso do jogador, Edison diz que cometeu o assassinato para defender a esposa, porque Daniel teria tentado estupra-la, o que, segundo a polícia, nunca aconteceu. O jogador foi espancado, mutilado e assassinado. Sete pessoas respondem pelos crimes relacionados a morte do jogador. Cristiana Brites já teve o pedido de liberdade negado em tentativas anteriores.