Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados Federais paranaenses gastam mais de 10,5 milhões de reais em 2018

Por Jornalismo. Publicado em 07/01/2019 às 16:00.

 

 

 

 

 

 

 

 

07.01 – GIRO DE NOTÍCIAS – COM TRILHA

07.01 – GIRO DE NOTÍCIAS -SEM TRILHA

Os deputados federais paranaenses gastaram mais de 10 milhões e meio de reais da verba de ressarcimento para a atividade parlamentar em 2018. O chamado “cotão” é direito dos políticos para custear despesas do mandato. Segundo dados do Portal da Transparência da Câmara, o valor é equivalente a pouco menos de 334 mil reais por parlamentar, levando em conta a lista de 32 deputados do Estado que passaram pela Casa durante o ano, seja como titulares ou suplentes que assumiram temporariamente o mandato.

O Detran do Paraná começa nos próximos dias a efetivar a conversão das placas de automóveis adaptados pelo novo modelo adotado no Mercosul, atendendo a Resolução do Departamento Nacional de Trânsito. A novidade é que não haverá mais a obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. Isso significa que um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual, contato que permaneça com o mesmo dono e no mesmo município.

Um temporal atingiu o litoral do Paraná no fim de semana e acabou causando grandes transtornos no município de Guaraqueçaba, que ficou praticamente ilhado por algumas horas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a comunidade mais afetada foi Tagaçaba, com 65 desabrigados que, por terem suas residências inundadas, foram encaminhadas a pousadas da região. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) estima ter chovido 261 milímetros em Guaraqueçaba, chuva que teria durado cerca de 15 horas.