Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados podem proibir canudinhos plásticos no Paraná

Por Redação. Publicado em 26/04/2019 às 08:33.

Pode ser proibido no Paraná o uso de canudos e copos de plástico descartável. Nesta semana foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa o projeto de lei que quer retirar de circulação esses itens. Agora a proposta vai ser votada em plenário.

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) são gerados aproximadamente 13 milhões de toneladas de lixo plástico por ano no mundo.

De acordo com a proposta que está tramitando na Assembleia Legislativa, bares, restaurantes, quiosques, padarias, sorveterias, docerias, fast-foods e outros locais que comercializem bebidas serão obrigados a se adequar à norma e não mais oferecer canudos e copos descartáveis. Os itens poderão ser substituídos por canudos e copos fabricados em papel reciclável ou material biodegradável. Segundo um dos autores do projeto, o deputado Emerson Bacil (PSL), na comparação com outros estados, a lei do Paraná será mais moderna.

Se a lei for aprovada pelos parlamentares e entrar em vigor, cartazes deverão ser afixados em locais visíveis ao público informando a obrigatoriedade. Na Comissão de Constituição e Justiça, a proposta original recebeu uma alteração em relação à fiscalização e à multa que será aplicada em caso de descumprimento, como explica o deputado Emerson Bacil.

A proposta também é assinada pelos deputados Paulo Litro (PSDB) e Jonas Guimarães (PSB).

Também nesta semana todos os vereadores de Curitiba aprovaram, o projeto que cria a Política Pública de Incentivo ao Desuso de Canudos e Copos Plásticos Descartáveis na cidade. O texto prevê a criação do ‘Selo Consciência Coletiva’ para os estabelecimentos que oferecerem opções mais sustentáveis aos clientes.

Repórter Deividi Lira.