Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Em Curitiba, Bolsonaro reativa Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Sul

Por Redação. Publicado em 13/05/2019 às 09:08.

O presidente Jair Bolsonaro, ativou nesta sexta-feira o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública- Regional Sul, que vai reunir as forças de segurança do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no combate ao crime organizado, confira a reportagem do Deividi Lira.

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública- Regional Sul é o primeiro dos cinco que serão implantados no país para o combate ao crime organizado. A integração das forças de segurança será interligada nacionalmente, mas o trabalho será focado no PR, SC e RS.

O centro que ficará na sede da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, vai integrar 70 bases de dados e será composto por um coordenador da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e representantes das secretarias de Segurança Pública, das polícias Civil e Militar dos estados.  De acordo com o governador Ratinho Junior, o centro integrado vai ajudar a reduzir os números de crimes no Paraná.
A estrutura já conta com 12 agentes, sendo quatro policiais militares, três policiais civis, um deles especializado em Tecnologia da Informação, dois representantes do Rio Grande do Sul, dois representantes de Santa Catarina, e um militar do Ceará, que foi fornecido pela Secretaria Nacional da Segurança Pública para auxiliar no local. Ele contará também com integrantes das áreas de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Agência Brasileira de Inteligência. Para a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Hainer, o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública- Regional Sul representa um passo importante do governo federal no combate a criminalidade.

Além da região Sul, também está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste, com sede em Fortaleza. Segundo o governo federal, até o final do ano, será entregue o da região Norte.

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a integração das forças da segurança pública, é o caminho para combater a criminalidade no país. Em seu discurso, o presidente da República, Jair Bolsonaro defendeu o porte de armas para a população.

Repórter Deividi Lira.