Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Em Curitiba especialistas e políticos debatem os rumos da reforma tributária

Por Jornalismo. Publicado em 23/07/2019 às 16:09. Atualizado em 25/07/2019 às 09:56.

A proposta da reforma tributária pode ser enviada ao Congresso no retorno do recesso parlamentar no dia 31 de julho. Por isso, nesta terça-feira, economistas, políticos e secretários de estados se reuniram em Curitiba no Fórum Mitos e Fatos para debater o tema e quais as consequências para as empresas do Paraná. Acompanhe na reportagem de Deividi Lira.

 

 

 

 

Cerca de 250 pessoas participaram do Fórum Mitos e Fatos em Curitiba que discutiu os rumos da Reforma Tributária. Especialistas e políticos debateram o assunto em três painéis: Qual a reforma tributária que o Brasil precisa? O que muda para as empresas? E os impactos da reforma sobre os Estados.

Convidado para um dos painéis, o economista e ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, que propõe a reforma desde 2004, defende em sua proposta que foi abraçada pelo Senado, simplificar o sistema tributário brasileiro.

A reforma tributária está sendo apresentada a sociedade por três propostas. Uma da Câmara de autoria do deputado federal Baleia Rossi do MDB de São Paulo.

Outra que está no Senado, do ex-deputado Hauly, e assinada pelo atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre, em conjunto com outros 66 senadores, inclusive de oposição ao governo. Ela foi apresentada no início de julho e está em análise na CCJ do Senado.

Em Brasília, o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, afirmou que a reforma tributária do Governo deve ser apresentada ainda em julho aos parlamentares.

O deputado federal Hildo Rocha do MDB do Maranhão, que é presidente da Comissão Especial que analisa a reforma na Câmara, defende um consenso entre deputados e senadores, para que o texto da reforma tributária seja único. Se isso realmente se concretizar, o parlamentar garante que ela será aprovada ainda este ano.

O presidente do Sistema FIEP- Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo afirmou que um sistema tributário mais simplificado trará um alento para o setor produtivo.

Também presente no evento, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, acredita que a reforma tributária vai acabar com o que ele chamou de guerra entre os Estados, em que cada um oferece incentivos diferentes para as empresas.

O fórum Mitos e Fatos foi promovido pelo grupo Ric e contou com a parceria da FIEP.

Repórter Deividi Lira