Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Em Medianeira, projeto na UTFPR diminui em 90% utilização de copos descartáveis

Por Redação. Publicado em 04/01/2019 às 11:13.

Em Medianeira, no Oeste do Estado, um projeto executado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná ajudou a diminuir em 90% o uso de copos descartáveis. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Alvaro.

 

Produção: Vacy Álvaro

Open Suco? Projeto ajuda a UTFPR – Em Medianeira, projeto na UTFPR diminui em 90% utilização de copos descartáveis

Mais de dois mil copos plásticos descartados por dia, um custo anual de mais de R$ 13 mil ao restaurante universitário e um imenso impacto negativo causado ao meio ambiente. Estes foram os motivos que levaram um grupo de estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Medianeira) a promover um projeto importante que visa substituir copos descartáveis por canecas reutilizáveis.
Tudo começou com um trabalho de coleta de dados, quando ao longo de uma semana o grupo quantificou os copos descartáveis utilizados nas refeições e estimaram o quanto é gasto com copos descartáveis pelos responsáveis do restaurante. Eles também realizarem uma pesquisa, que apontou que mais de 80% dos estudantes demonstraram interesse na substituição por canecas.
Uma ação interessante promovida durante o Projeto Protagonismo Estudantil é o ‘Open Suco’, quando cada aluno ou servidor que adota a própria caneca tem direito a consumir suco a vontade. E o resultado foi considerável! Em apenas três dias de ação, a redução média foi de 90%, com a utilização diminuindo de 2 mil para apenas 200 copos diários.
Camila Zeni do Amaral, estudante de Engenharia Ambiental e aluna bolsista do projeto, explica como a ação foi recebida pela comunidade acadêmica. “O principal objetivo do projeto está baseado na redução da geração dos resíduos sólidos plásticos do Restaurante Universitário do Campus, e esse objetivo demanda de uma intensa sensibilização dos envolvidos sobre a importância da não geração (desses resíduos) e consumo consciente, além da mudança comportamental”, ressalta. Aos poucos, esse tipo de ação está sendo implantada em outros campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).