Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Empresa desenvolve sistema 3D para monitoramento das unidades geradoras da Itaipu

Por Redação. Publicado em 26/04/2019 às 08:50.

Em Foz do Iguaçu, uma empresa está desenvolvendo um sistema que irá permitir o monitoramento das unidades geradoras da maior usina hidrelétrica do mundo: a Itaipu Binacional. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Álvaro.

Produção e texto: Vacy Álvaro

Para assegurar a continuidade do status da Itaipu Binacional como maior geradora de energia limpa e renovável do mundo e ainda garantir os bons resultados da hidrelétrica, uma empresa de Foz do Iguaçu (PR) está na etapa final do desenvolvimento de um sistema 3D que irá facilitar o monitoramento dos mais de 400 sensores de temperatura, vibração, deslocamento e pressão instalados nas unidades geradoras.

Na primeira entrega realizada pela AIS – Ambientes Virtuais – empresa incubada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – já é possível acessar o estator das unidades geradoras, equipamento que concentra mais de 80% destes sensores. Atualmente, o sistema de monitoramento conta com medições de temperatura e vibração. No futuro, serão disponibilizadas medições de deslocamento e pressão.

Para realizar o serviço atualmente o engenheiro precisa dedicar um bom tempo considerável consultando o acervo técnico para conseguir saber com precisão a localização dos sensores. Com o novo sistema, será possível fazer isso com apenas alguns cliques.

O sistema usa como ponto de partida o modelo tridimensional produzido anteriormente pelo Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), que ao longo de 11 anos desenvolveu projetos em soluções tecnológicas diversas. Com a nova interface, o engenheiro de manutenção terá uma ferramenta mais amigável e dinâmica para fazer um diagnóstico bastante preciso de eventuais defeitos, além de ter acesso a mais informações sobre a anatomia da unidade geradora e conseguir visualizar estes dados online.