Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Empresas são vítimas de estelionatários no Paraná e em São Paulo

Por Jornalismo. Publicado em 25/09/2018 às 16:40.

Cerca de 30 empresas foram vítimas de uma quadrilha que causou prejuízos de mais de oito milhões de reais. O grupo agia no Paraná, nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel e em São Paulo. Um dos estelionatários está no Líbano e é considerado foragido. De acordo com as investigações, a quadrilha usou “laranjas” para abrir empresas que, por cerca de cinco meses, compraram mercadorias a prazo e as revenderam por preços menores que o praticado no mercado. Depois do pagamento de compras anteriores, os fornecedores de produtos como alimentos, roupas, entre outros, deixavam de ser pagos. As empresas usadas na fraude eram fechadas antes da cobrança da dívida e abertas em outras cidades, onde a prática ilegal continuava. Além da apreensão de mercadorias e documentos, a Justiça decretou o bloqueio de bens da quadrilha.

 

A vacinação contra o HPV tem baixa procura em todo o Paraná. A meta da secretaria da saúde é imunizar 95% do público alvo, no entanto, apenas 42% dos adolescentes foram vacinados. Para dar mais visibilidade à campanha, a secretaria lançou uma campanha até o dia 28 de setembro, mas as vacinas ficam disponíveis o ano todo nos postos de saúde. A vacina é destinada às meninas com idades entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade. Para a proteção ser completa, os adolescentes precisam tomar duas doses da vacina, em um intervalo de 6 meses. O Papilomavírus Humano, chamado de HPV, atinge a pele e mucosas e provoca verrugas. Essas lesões podem ser precursoras de algum tipo de câncer. A vacinação contra o HPV oferece proteção de 95% contra o vírus.

 

O Paraná apresentou saldo positivo na geração de empregos no último mês, em agosto. De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, o estado teve saldo de 10.339 postos de trabalho no mês passado. Este desempenho coloca o Paraná como o terceiro estado que mais gerou empregos no Brasil durante o mês de agosto e mostra um aumento de 389% na criação de postos de trabalho em relação ao mês anterior, que foi de 2.485 novas vagas. Dos oito setores analisados em agosto, seis tiveram saldos positivos. Entre eles o que mais contratou foi o setor de Serviços, com 7.249 vagas, seguido do Comércio com 1.819 e Indústria com 1.005 vagas.