Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Energia solar fotovoltaica é alternativa sustentável para produtores rurais

Por Redação. Publicado em 22/02/2019 às 09:33.

Limpa e renovável, a energia solar cada vez está mais acessível para a população. No Oeste do Estado, informações sobre a fonte vem sendo divulgadas para o homem do campo por meio de uma parceria. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Alvaro.

 

Energia solar fotovoltaica é alternativa sustentável para produtores rurais

A busca por opções mais sustentáveis para suas cadeias produtivas é uma das necessidades atuais das atividades do campo. Neste sentido, o uso de energias renováveis, como o caso da energia solar, vem ganhando cada vez mais espaço nas propriedades rurais.

Para popularizar informações sobre as vantagens e o potencial de irradiação solar do Estado, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com o Instituto Emater e a Copel vem realizando um trabalho esclarecimento para esse público. O Show Rural, por exemplo, um dos principais eventos do agronegócio brasileiro, foi palco de uma dessas rodadas de conversa.

De acordo com Marcos Kurata, gerente do projeto de Energia Solar do PTI, esse diálogo com os produtores é fundamental para a adesão de novos interessados nessa tipo de fonte, consolidando no País uma matriz energética cada vez mais limpa e renovável.

“Essa energia vem para capitalizar, potencializar e até deixar o produtor paranaense mais competitivo, com a redução do custo da energia em si. A matriz solar vem para complementar e transformar uma parte da nossa matriz energética em não poluidora. Hoje temos grande frequência na utilização de termelétricas – que são matrizes que atrapalham, poluem e emitem gás carbônico na atmosfera”.

No final de 2018, o PTI promoveu um curso sobre a temática voltado para 25 técnicos do Instituto Emater do Oeste do Paraná. A iniciativa contou com a participação da Copel para ministrar o tema regulatório. A demanda surgiu do próprio instituto, que vem recebendo um grande número de consultas por parte dos produtores rurais sobre informações relacionadas à fonte.

Além disso, o Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná – desenvolvido pelo PTI em parceria com a Itaipu Binacional, Universidade Federal Tecnológica do Paraná e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – possui uma Ferramenta Interativa que permite a consulta de dados sobre a quantidade de irradiação em qualquer ponto do Estado, permitindo melhor retorno de investimento na adesão da fonte.