Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Escassez de chuvas no fim de 2018 adianta colheita da soja no oeste paranaense

Por Jornalismo. Publicado em 04/01/2019 às 16:00. Atualizado em 08/01/2019 às 16:36.

 

 

 

 

 

 

 

 

04.01 – GIRO DE NOTÍCIAS – COM TRILHA

04.01 – GIRO DE NOTÍCIAS – SEM TRILHA

 

As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria da Educação do Paraná devem ser feitas até 18 de janeiro. A modalidade oferece uma chance para que o adulto volte a estudar e obtenha sua certificação do ensino fundamental ou do ensino médio. As aulas vão começar a partir de 14 de fevereiro, de acordo com o governo estadual. Os interessados devem ir até um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) ou a uma escola estadual que ofereça a modalidade. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar o documento de identificação original e uma fotocópia.

O Corpo de Bombeiros atendeu uma média de 24 incêndios ambientais por dia no Paraná em 2018. Segundo a corporação, 8 mil e 800 queimadas foram registradas em todo o estado ao longo do ano passada. Apesar das altas temperaturas, clima seco e longos períodos de estiagem colaborarem com os números, a maioria dos casos é provocado pela própria população.

A escassez de chuvas nos meses de novembro e dezembro fez com que a colheita de soja no Paraná tenha sido antecipada. Segundo o Departamento de Economia Rural do estado, a previsão inicial era de que a safra de verão começasse a ser colhida a partir de 20 de janeiro, mas 5% dos hectares de soja plantados no Oeste do Paraná já foram colhidos duas semanas antes do previsto para evitar perdas.

A Justiça de Londrina, no norte do Paraná, manteve a prisão preventiva do vereador afastado Rony Alves, do PTB. O vereador afastado foi preso em 22 de dezembro por suspeita de ameaçar uma testemunha da Operação Zona Residencial 3, que investiga um esquema de cobrança de propina para mudanças de zoneamento na cidade. Ele é réu por organização criminosa e corrupção passiva em um processo decorrente da operação.