Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Escolas do Paraná só vão matricular crianças que completem 6 anos até 31 de março

Por Redação. Publicado em 03/10/2018 às 09:51.

O Conselho Estadual de Educação do Paraná definiu que as idades de corte para ingresso na educação infantil e no ensino fundamental vão passar a ser aplicados na rede pública, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal. Com isso, só poderão fazer a matrícula inicial aqueles alunos que completem quatro e seis anos de idade, respectivamente, até o dia 31 de março. O corte etário segue regra do Conselho Nacional de Educação, considerada constitucional pelos ministros do STF em agosto.Em parecer divulgado recentemente, o Conselho do Paraná orienta as instituições do Sistema Estadual de Ensino para que cumpram a aplicação do critério cronológico para o ingresso na educação infantil e no ensino fundamental já no procedimento das novas matrículas para 2019.

Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos nesta quarta-feira (3) no Sindicato dos Empregados do Comércio Varejista de Alimentos em Curitiba.A ação, da Polícia Civil, apura crimes de estelionato, falsificação de documentos, apropriação indébita e lavagem de dinheiro – delitos atribuídos aos diretores do Sindicato dos Empregados do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (SIEMERC)De acordo com as investigações valores destinados a treinamento dos funcionários do sindicato estariam sendo desviados pelos diretores, os quais se utilizariam de empresas de fachada para a lavagem de dinheiro.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2018, o Paraná registre 3.730 casos de câncer de mama. O número de mortes em decorrência da doença alcançou 926 mulheres no Paraná no ano passado.  Outubro Rosa é o mês de prevenção a doença e as mulheres que já superara a doença são estimuladas a contar suas histórias de superação. Basta colocar #CompartilhesuaLuta nas redes sociais.

O Ministério da Educação (MEC) aguarda resposta do presidente Michel Temer sobre a possibilidade de adiar o início do horário de verão por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O horário de verão está previsto para começar no dia 4 de novembro próximo, data do primeiro domingo de provas do exame. A decisão é da presidência da República.