Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Estudo indica que 82% dos paranaenses querem conhecer melhor o Legislativo Estadual

Por Comunicação. Publicado em 25/03/2019 às 13:10.

A maioria dos paranaenses, cerca de 82% têm interesse em conhecer melhor a Assembleia Legislativa e 76% a consideram importante para o estado. Foi o que constatou um estudo entregue para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), para que Legislativo Estadual pense em estratégias de Comunicação que aproxime o Parlamento da população.

O levantamento aponta ainda que a casa não realiza qualquer tipo de comunicação corporativa oficial. Os dados constam num estudo patrocinado pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e entregue à diretoria da casa. A partir das informações uma comissão foi formada para identificar melhorias na comunicação entre legislativo e a população.

Estratégia de comunicação

A pesquisa foi entregue à Mesa Diretora da Casa  e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, solicitou que uma comissão seja formada em uma nova estratégia de comunicação institucional.

O primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo Estadual, deputado Luiz Cláudio Romanelli, garantiu que o rádio terá importância na divulgação de campanhas educativas do Parlamento paranaense.  “Numa democracia a população tem que entender o que faz o parlamento, identificamos que há um o déficit de comunicação em relação à dinâmica do processo legislativo. Vamos aprofundar o debate, temos campanhas educativas que precisam ser feitas e o rádio tem um papel importantíssimo nesse processo. Vamos desenvolver estudos na Assembleia para poder ter um termo de referência para um processo licitatório e a casa investir em comunicação social”, explicou

O estudo comprovou que assembleias Brasil a fora, que investem na divulgação de ações de interesse do cidadão, alcançam bons resultados.

Para o presidente da Aerp, Alexandre Barros, a pesquisa traz subsídios para a compreensão da importância da comunicação institucional para o Legislativo, além de reforçar a dimensão do compromisso do meio Rádio. “Ele é essencial para formar uma população bem informada e participativa, além de ser fundamental para o fortalecimento da cidadania, passando informações de maneira ágil e com credibilidade”.

O diretor de televisão da Aerp, presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, um dos idealizadores da pesquisa, acredita que as informações fornecidas ao legislativo contribuem para aumentar a transparência de informação junto à população. “Nós da Aerp e do setor de radiodifusão estamos sempre buscando fomentar nosso setor e nada mais apropriado do que neste momento político fazer com que o setor público esteja mais próximo da sociedade. Entendendo que outros países e estados já fazem um trabalho grande de comunicação junto a suas assembleias e outros poderes públicos, através de planos de comunicação, achamos por bem, também, fazer um trabalho de pesquisa e investir em um aprofundamento do que se faz de certo e errado no Brasil e no mundo nesse setor.

A pesquisa

O levantamento levou em consideração dez assembleias no país, com o maior Produto Interno Bruto. Dessas, sete realizam algum tipo de comunicação institucional, com veiculação patrocinada de informações sobre suas atividades na mídia. As de Santa Catarina e do Distrito Federal, apresentaram os melhores resultados na avaliação nacional. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais do Paraná, Nicolás Mejia (Merria), a Assembleia do Paraná deve tomar essas casas legislativas como referência para as novas políticas de comunicação institucional. O estudo entregue para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), foi patrocinado pela AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), pelo SERT (Sindicato das Empresas de Rádio e TV), Sindejor (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais) e ADI (Associação dos Dirigentes de Imprensa). O levantamento foi realizado pela XYZ Estratégias em parceria com a Netquest (Serviços de Pesquisa e Painel On Line).

Clique aqui e confira a entrevista exclusiva realizada pelo repórter  Deividi Lira, da Rede Aerp de Notícias.

Texto: Deivid Lira – Rede Aerp de Notícias