Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Estudo indica que maioria dos paranaenses quer conhecer melhor o trabalho da Assembleia Legislativa

Por Redação. Publicado em 25/03/2019 às 09:03.

Na região sul do Brasil, a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) não realiza qualquer tipo de comunicação corporativa oficial. Isso foi o que apontou um estudo realizado pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e entregue à ALEP. Com os dados em mãos, a Assembleia vai repensar o processo de Comunicação Institucional e o primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo Estadual, deputado Luiz Cláudio Romanelli, garantiu que o rádio terá importância na divulgação de campanhas educativas do Parlamento paranaense.  Confira os detalhes deste estudo na reportagem de Deividi Lira.

 

A maioria dos paranaenses, cerca de 82% têm interesse em conhecer melhor a Assembleia Legislativa e 76% a consideram importante para o estado. Foi o que constatou um estudo entregue para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), para que Legislativo Estadual pense em estratégias de Comunicação que aproxime o Parlamento da população. O levantamento concluiu que esse público nem sempre encontra meios para ter as informações que deseja sobre o trabalho da Assembleia e também não percebe como as ações dos deputados podem alterar o seu dia a dia.

A pesquisa foi entregue à Mesa Diretora da Casa. O primeiro secretário da Mesa, deputado Luiz Cláudio Romanelli, avalia que os novos dados vão ajudar a desenvolver uma nova estratégia de comunicação institucional.

O estudo comprovou ainda que Assembleias Brasil a fora, que investem na divulgação de ações de interesse do cidadão, alcançam bons resultados. O levantamento apurou ainda que a Assembleia do Paraná não possui orçamento para divulgar suas realizações, e atua na comunicação apenas com sua equipe. O diretor de televisão da AERP, presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, um dos idealizadores da pesquisa, acredita que os subsídios fornecidos ao legislativo contribuem para aumentar a transparência de informação junto à população.

A partir dos dados, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, solicitou que uma comissão seja formada na Casa para avaliar como será o trabalho de Comunicação. O deputado Luiz Cláudio Romanelli acredita que o resultado vai reforçar o que já foi constatado no estudo.

O levantamento levou em consideração dez assembleias no país, com o maior Produto Interno Bruto. Dessas, sete realizam algum tipo de comunicação institucional, com veiculação patrocinada de informações sobre suas atividades na mídia. As de Santa Catarina e do Distrito Federal, apresentaram os melhores resultados na avaliação nacional. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais do Paraná, Nicolás Mejia (Merria), a Assembleia do Paraná deve tomar essas casas legislativas como referência para as novas políticas de comunicação institucional. O estudo entregue para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), foi patrocinado pela AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), pelo SERT (Sindicato das Empresas de Rádio e TV), Sindejor (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais) e ADI (Associação dos Dirigentes de Imprensa). O levantamento foi realizado pela XYZ Estratégias em parceria com a Netquest (Serviços de Pesquisa e Painel On Line).

Repórter Deividi Lira.