Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ex-prefeito de Medianeira é preso na Ponte da Amizade

Por Redação. Publicado em 29/08/2018 às 16:25.

Uma liminar para agilizar o processo de registro de indígenas no Paraná foi concedida ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A ação civil pública é contra os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de Guaíra e o de Terra Roxa, ambos da região oeste do Estado. De acordo com o Ministério Público Federal, as duas repartições estariam fazendo mais exigências do que as determinadas pela lei para fazer o registro civil de indígenas. Conforme a denúncia, em situações de dúvida sobre os pedidos de registro, os dois cartórios estariam solicitando mais documentos do que o necessário, exigindo até mesmo a presença de representantes da Fundação Nacional do Índio, a Funai. Outra irregularidade apontada na ação é que ambos os cartórios estariam indeferindo os registros no caso de índios que não têm domínio da língua portuguesa. O Ministério Público afirma que o registro civil tem caráter de urgência já que é fundamental para o exercício da cidadania.

O ex-prefeito de Medianeira, Luiz Suzuki foi preso durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu. Ele foi detido tentando atravessar para o Paraguai, porque havia um mandado de prisão em aberto contra ele. O mandado é de um processo de 2009 sobre a não contabilização de valores de empréstimos, que foram feitos para pagar salários de funcionários. A pena para este crime é de cinco anos. O ex-prefeito deve ser liberado da delegacia, depois de fazer o cadastro no sistema. Ele vai cumprir prisão domiciliar.

 

A Justiça determinou que a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná realize melhorias na Penitenciária Central do Estado. A Penitenciária é localizada no complexo de Piraquara, na Grande Curitiba. A decisão foi motivada por uma carta dos presos com cerca de 1.200 assinaturas. A carta é de fevereiro deste ano, mas só agora a Vara de Corregedoria de Presídios de Curitiba, determinou que a Secretaria de Segurança resolva alguns dos problemas apontados pelos presos. Entre eles, está o número de agentes. O juiz determina que sejam contratados mais funcionários para melhorar o atendimento aos detentos, principalmente no que diz respeito à ao banho de sol, que hoje acontece apenas uma vez por semana, em descumprimento à Lei de Execução Penal.