Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Expectativa é que Usina de Itaipu receba visitação 8% maior do que no feriado do ano passado

Por Jornalismo. Publicado em 02/11/2018 às 10:00.

Ponto turístico em Foz do Iguaçu, A Usina de Itaipu  deve  receber  8.500  visitantes  no feriado prolongado de Finados. A previsão é que o Complexo Turístico da usina  hidrelétrica tenha uma  visitação 8% maior que no ano passado.  Para  facilitar  a  programação  dos  visitantes,  é  possível  comprar  os ingressos antecipadamente no site www.turismoitaipu.com.br, que também traz a descrição de cada atrativo, como informações de horários, tempo de duração, roteiro,  dicas  de  trajes  e de quanto tempo reservar para fazer cada passeio.

Quem prestar homenagens aos falecidos nos cemitérios por conta do Dia de Finados nesta sexta-feira, deve ficar em alerta para que os adornos não se tornem criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A Secretaria de Estado da Saúde alerta para não descartar nos locais embalagens plásticas, nem mesmo deixar abertos suportes para as velas. Os copos plásticos e os próprios jazigos podem servir de criadouro para as larvas do mosquito e por isso é importante manter os locais limpos. No caso de vasos, a recomendação é preenchê-los com areia ou substituí-los por modelos que não acumulem água. Uma opção é preferir flores artificiais ou as plantadas diretamente na terra e evitar plantas que podem reter água entre as folhas, como bromélias.

O último boletim sobre a dengue no Paraná mostra que entre 1º de agosto a 30 de outubro de 2018, o Paraná confirmou 40 novos casos de dengue no Estado, 32 pacientes foram infectado dentro do Paraná e 8 casos importados durante viagem a outros estados. Também já foi confirmado um caso importado de chikungunya, de uma paciente de Curitiba que adquiriu a doença durante uma viagem a Belém do Pará.

Os créditos do programa estadual “Nota Paraná” já podem ser transferidos, para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019.  Quem tem veículo emplacado no Paraná pode fazer a transferência dos valores acumulados no programa até 30 de novembro. A expectativa é de que os números sejam maiores do que os pagamentos de 2017 e 2018, segundo a coordenação do “Nota Paraná”. De acordo com o governo estadual, os créditos usados para quitar ou reduzir o IPVA nos períodos anteriores totalizaram R$ 19,3 milhões.