Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Exportações de caminhões produzidos no PR crescem 244% em janeiro

Por Jornalismo. Publicado em 05/03/2019 às 09:00.

Exportações de caminhões produzidos no PR crescem 244% em janeiro. Giro de Notícias com Deividi Lira.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

As exportações de caminhões de carga produzidos no Paraná somaram 47 milhões de dólares em janeiro deste ano, alta de 244% em relação ao mesmo mês de 2018. Foi a maior variação entre os dez principais itens da pauta de exportações do Estado. Os dados são do Ministério da Economia, tabulados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O aumento expressivo foi alavancado pelas vendas de caminhões pesados. O valor alcançado em janeiro coloca o Estado na segunda posição do ranking nacional, atrás apenas de São Paulo. Entre os países importadores dos veículos paranaenses, se destacam a Argentina e o México.

 

O projeto de lei que trata da Reforma Administrativa proposta pelo Governador Ratinho Júnior deve retornar à Comissão de Constituição e Justiça na Assembleia Legislativa na próxima semana. O projeto, que segundo o governo é mais uma medida para enxugar a máquina pública, foi devolvido pela CCJ, porque alguns pontos não ficaram claros para os deputados, entre eles, dúvidas sobre a real redução de cargos e custos. Outro ponto que levantou dúvidas entre os parlamentares é a estrutura das novas pastas, criadas a partir de outras. Segundo o líder do governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), a previsão é que o substitutivo seja aprovado pelo Legislativo Estadual até o fim de março.

 

O Detran-PR já instalou aproximadamente 30% do total de placas Mercosul do país. Segundo dados do Denatran, são cerca de 960 mil veículos com o novo modelo em todo o Brasil. No Paraná, desde a implantação, há pouco mais de dois meses, foram registradas 272mil e 640 placas no novo padrão.
O novo sistema de Placa Mercosul atende a Resolução 729 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A placa tem o mesmo padrão em todos os países do Mercosul. O sistema deve ser implantado em todo o país até o dia 30 de junho deste ano, porém, não são todos os casos que têm a necessidade de fazer a mudança. Além disso, não há uma data limite para a instalação da nova placa em toda a frota do país.