Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Fachin nega recurso de Lula que citava ONU

Por Redação. Publicado em 06/09/2018 às 09:18.

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na 1ª instância, aceitou, uma denúncia contra onze pessoas integrantes da equipe do ex-governador Beto Richa. Os acusados se tornaram réus na Lava Jato e vão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, fraude a licitação e lavagem de dinheiro, por suspeita de irregularidades no contrato para duplicação da PR-323, que liga Maringá, no norte do Paraná, a Francisco Alves, no noroeste do estado. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o Grupo Odebrecht foi favorecido licitação em troca de um repasse de verba de R$ 4 milhões para o grupo. O consórcio liderado pela Odebrecht foi o único a participar da licitação e venceu, mas a obra não foi feita.

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou, na madrugada desta quinta-feira, 6, um pedido da defesa do ex-presidente Lula que buscava afastar o impedimento à candidatura do petista ao Palácio do Planalto.  A alegação foi o comunicado do comitê da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a defesa do petista não cabe aos órgãos judiciários brasileiros sindicar as decisões proferidas pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU, mas, sim, dar cumprimento às obrigações internacionais assumidas pelo Brasil. Fachin não concordou.

O movimento nas rodovias que cortam o Paraná deve ser até 15% maior durante o feriado nacional da Independência e do Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, feriado municipal da padroeira de Curitiba. Só na BR 277, que leva até o litoral paranaense, são esperados 175 mil veículos.

O movimento na rodovia deve se intensificar já a partir das 18 horas desta quinta-feira (6). Até às 20 horas, quase dois mil e quinhentos carros deverão trafegar por hora no sentido Paranaguá. Na sexta-feira (7), o movimento deverá ser intenso das 6 às 15 horas. No domingo (9), o maior movimento será sentido Curitiba e o fluxo de veículos deverá ficar intenso a partir das 11 horas até alcançar o pico quase três mil veículos por hora, entre 21 e 22 horas.

Um homem procurado pela Interpol, foi preso, em Curitiba. O suspeito é acusado de armazenar e distribuir imagens pornográficas envolvendo crianças e adolescentes. A polícia civil também encontrou  em uma das duas residências do homem uma estufa para cultivo de maconha, além de sementes e tabletes da droga.