Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Foz do Iguaçu vai sediar evento internacional sobre águas subterrâneas

Por Redação. Publicado em 06/05/2019 às 13:37.

Especialistas internacionais vão se reunir em Foz do Iguaçu para um importante evento relacionado às águas subterrâneas. As inscrições estão abertas e quem tem mais informações é o jornalista Vacy Álvaro.

Produção: Vacy Álvaro

Sustentabilidade: Foz do Iguaçu vai sediar evento internacional sobre águas subterrâneas

A expansão urbana e das áreas destinadas a atividades agrícolas vem afetando a quantidade e qualidade das águas subterrâneas, como o caso do Sistema Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do mundo. O tema vai dar o tom de um evento internacional em Foz do Iguaçu entre os dias 3 e 7 de junho.

O workshop “Avaliação dos impactos na quantidade e qualidade da água subterrânea e sua mitigação” terá como objetivo fornecer modernas ferramentas para a solução de atuais e futuros desafios relacionados a este importante e estratégico recurso, permitindo uma gestão mais sustentável.

O evento é direcionado para técnicos e profissionais do governo, e representantes do setor privado e de organizações não-governamentais, e está sob a organização do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Itaipu Binacional, o programa GRAPHIC da Unesco e o Centro Regional para a Gestão de Águas Subterrâneas da América Latina e Caribe (CeReGAS).

As pré-inscrições para uma das 20 vagas ofertadas podem ser realizadas até 15 de maio pelo endereço https://webforms.pti.org.br/workshopcih. Os participantes serão selecionados de acordo com a experiência prévia com o tema, relevância dos trabalhos e perspectivas de aplicação dos conhecimentos adquiridos em suas áreas de estudo.

Diversas atividades integram a programação do workshop. Um dos palestrantes será  Jay Reager, da Nasa, que vai trazer detalhes do satélite Grace e como as suas imagens podem ser úteis no processo de estimativa do volume e da dinâmica da água subterrânea. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em  https://webforms.pti.org.br/workshopcih.