Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Gaeco denuncia 28 pessoas por fraudes na prefeitura de Londrina

Por Redação. Publicado em 11/10/2018 às 18:09.

O Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado apresentou uma denúncia contra 28 pessoas por fraudes na cobrança do Imposto Territorial e Predial Urbano em Londrina. Todas essas pessoas são investigadas da Operação Password. Que foi deflagrada em maio deste ano. A operação investiga uma organização criminosa que atuou no Departamento de Cadastro Imobiliário da prefeitura de Londrina, de 2015 a 2017. O grupo fazia o cancelamento de débitos de IPTU e mudavam as características de imóveis urbanos, para reduzir ou suprimir tributos. Segundo o Gaeco, o prejuízo aos cofres do município é superior a um milhão de reais. A denúncia detalha que os envolvidos excluíam indevidamente dados corretos e inseriam dados falsos do sistema de informações da prefeitura. Desta forma, eles conseguiam reduzir o valor do imposto a ser pago ou até apagar dívidas. Entre os 28 denunciados estão donos de imóveis que teriam sido beneficiados indevidamente, três servidores municipais e uma ex-estagiária. Agora, a Justiça analisa essas denúncias.

 

A Polícia Rodoviária Federal inicia a Operação Nossa Senhora Aparecida, a partir da meia noite desta quinta-feira (11). A operação vai atuar durante os próximos quatro dias e se encerra no domingo. A prioridade é a fiscalização de embriaguez, velocidade e ultrapassagens proibidas. Só no ano passado, em cinco dias de operação nas rodovias, a PRF atendeu 163 acidentes. Para este feriado os horários de maior movimento devem se concentrar no final da tarde e início da noite desta quinta-feira (11) e na tarde e noite do próximo domingo (14). A expectativa da PRF é de que, no Paraná, o fluxo de veículos seja pelo menos 20% superior à média registrada em dias comuns.

 

A partir de agora é obrigatório apresentar a declaração de vacina para realizar a matricula de crianças e adolescentes na rede estadual de ensino, para o próximo ano letivo no Paraná. O documento deve ser emitido por um profissional de saúde e atestar que o aluno está em dia com todas as doses de imunização obrigatórias. A regra é válida para estudantes menores de 18 anos, das redes pública e privada, e entrou em vigor após a aprovação de uma lei estadual que trata do tema. De acordo com a secretaria de saúde, quem estiver irregular deve buscar, o quanto antes, um posto de saúde para tomar as vacinas que estão faltando. A ausência da declaração de vacinação não impossibilita a matrícula ou rematrícula, mas os pais ou responsáveis devem regularizar a situação em um prazo de 30 dias. Caso contrário, a escola é obrigada por lei a comunicar a situação ao Conselho Tutelar. As matrículas iniciais devem ser feitas de 3 a 7 de dezembro.