Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS – 01.02 – 16H

Por Comunicação. Publicado em 01/02/2017 às 15:40. Atualizado em 18/07/2018 às 18:11.

O tempo continua instável em todas as regiões do Paraná. Hoje, pode haver temporais isolados e rápidos. A previsão é de chuvas mais volumosas nas regiões entre a Serra do Mar e o litoral. As máximas chagam a 27 graus em Londrina e Pato Branco; 28 em Paranaguá e 31 graus em Guaíra.

O governo estadual vai chamar 399 professores aprovados no concurso de 2013. A convocação vai seguir a ordem de classificação. Os professores vão passar por avaliação médica para começarem a trabalhar. As aulas na rede pública começam dia 15 de fevereiro.  Também serão chamados 163 policias militares, suplentes do concurso realizado em 2012. Nas próximas semanas os aprovados começam o Curso de Formação de Soldados, com duração de um ano. Antes de ir para as ruas, eles ainda fazem um estágio supervisionado com policias mais experientes.

Durante essa semana, os presos da Penitenciária Estadual de Piraquara participam de audiências realizadas por videoconferência. A ação é o resultado de uma parceria entre o poder judiciário e o Departamento Penitenciário do Paraná. Isso deve reduzir os gastos do governo com o deslocamento de presos para depor e também torna o processo mais ágil e seguro. As audiências fazem parte da Operação Alexandria, que investiga a atuação de facções criminosas dentro e fora dos presídios no Brasil.

Pela primeira vez em cinco anos o Paraná termina o mês de janeiro sem registrar epidemias de dengue. Nessa mesma época, no ano passado, onze cidades já sofriam com os múltiplos casos da doença. Para ser considerada uma epidemia, o município precisa registrar entre 100 a 300 casos por 100 mil habitantes. O boletim da Secretaria da Saúde divulgado nesta semana informa que 464 casos de dengue foram registrados em todo o Estado desde agosto. Além disso, o estado teve três novos casos de zika e 14 de chikungunya.