Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS – 01.03 – 16H

Por Jornalismo. Publicado em 01/03/2017 às 15:40. Atualizado em 18/07/2018 às 18:07.

Amanhã, quinta-feira, o tempo segue abafado no Paraná.  A umidade e o calor podem causar chuvas isoladas em todo o Estado. Máximas de 29°C em Guarapuava; 30° em Curitiba; 32°C em Londrina e Foz do Iguaçu; 34°C em Paranaguá.

A segunda fase da campanha de vacinação contra a dengue começa amanhã em todo o Estado. Trinta municípios que tiveram epidemia registrada nos últimos cinco anos aplicam a segunda dose até o dia 31 de março. Pessoas entre 15 e 27 anos devem receber a vacina. Em Paranaguá e Assaí, o público alvo é formado por pessoas de 9 a 44 anos de idade. Em todo o Paraná foram registrados 518 casos de dengue desde agosto do ano passado.

A Secretaria Estadual da Saúde faz uma alerta aos paranaenses. Nessa época de bastante chuva, o risco de transmissão de leptospirose aumenta. A doença é transmitida por uma bactéria encontrada na urina de ratos. A bactéria pode entrar em contato com a água, lama, lagoas, cavas e locais atingidos por enchentes. A principal maneira de prevenção é evitar o contato com água ou lama contaminada. No ano passado, foram registrados 359 casos da doença no Paraná, 65% deles aconteceram nos primeiros meses do ano.

A Secretaria Estadual de Saúde enviou ao Instituto Butantan mais de 3 mil lagartas da espécie Lonomia. O objetivo é produzir 15 mil frascos de soro contra o veneno da lagarta, mais conhecida como taturana ou lagarta de fogo. A espécie é muito comum em quase todo o Paraná. No ano passado, 25 pessoas sofreram acidentes com taturanas. Os espinhos do animal têm uma toxina que provoca queimaduras graves. O contato com a lagarta pode provocar hemorragia e até a morte.